Cultura

JORNALISTA DOA DOCUMENTO DE BATISMO DE CATARINA A ORDEM DE SÃO BENTO

Catarina Paraguaçu foi batizada em Saint-Malo em 30 de julho de 1528
Tasso Franco , Salvador | 31/07/2023 às 11:56
Jornalista Tasso Franco entre dom Agostinho e dom Emanuel
Foto: LG
     O jornalista Tasso Franco, autor do livro "Catarina Paraguaçu - a mãe do Brasil (Editora Relume Dumará, 2001) doou na noite de ontem a Ordem Beneditina na Bahia, na pessoa do arquiabade dom Emanuel d'Able do Amaral uma cópia do documento de batisamo de Catarina Paraguaçu, em Saint-Malo, França, que aconteceu em 30 de julho de 1528.

  Essa réplica foi retirada do livro de registro dos batismos do arquivo da cidade de Sain-Malo, catedral de São Vicente de Saragosa, e quando a cidade do Salvador completou 450 de existência, em 1999, na gestão do prefeito Antônio Imbassay, foi realizada uma exposição na sede do Arquivo Público da Bahia e a curadora e guardiã desse documento esteve em Salvador, com o livro de registro do batismo.

  Dom Emanuel agradeceu ao jornalista TF e durante a missa celebrada em comemoração aos 495 anos desse batismo o monge Agostinho, o qual é o titular da igreja de Nossa Senhora da Graça, também fez os agradecimentos.

  O documento ficou exposto num dos altares da igreja e foi fotografado e filmago por vários fiéis que compareceram à missa.