A partir do próximo mês de abril, os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais, anualmente, se deslocar aos postos da Rede SAC
1. O Largo do Cruzeiro do São Francisco recebe no dia 28 de março, quinta-feira, a partir das 18h, o Grande Encontro de Motociclistas, que faz parte do Festival da Cidade 2024, promovido pela Prefeitura de Salvador. Confirmaram participação os grupos de motociclistas CHD Bahia, No End, No Ladies, BA99, Iron Hellmeet, HOG - Harley Owners Goup, Ladies of the Harley, Ladies of Roade, Harleyros da Vitória e Seca Suvaco Support.
2. As bandas Kingsmen e Herbert & Richard tocarão no evento que irá reunir grupos e clubes de motociclistas de vários lugares de Salvador. A banda Kingsmen promove uma verdadeira viagem por décadas do rock´n´roll, tocando os grandes sucessos dos anos 50, 60 e 70 do século XX. Já a Herbert & Richard “canta histórias” das trilhas sonoras do cinema e faz um show divertidíssimo.
****
3. O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) ocupou hoje (25.03) a tribuna para lembrar que, nesta data, comemora-se os 200 anos da promulgação da primeira Constituição do Brasil. Em 25 de março de 1824 o Brasil era o único império das Américas, com Dom Pedro I à frente do governo.
4. No seu pronunciamento, Brito destacou que na Carta Magna tinha uma regra: o candidato para ser Senador deveria ter patrimônio de 800 contos de réis (cerca de 100 milhões de reais hoje). Ele destacou que, naquela situação, era impossível um escravo ou um descendente seu subir na tribuna municipal ou governar essa cidade.
5. Recordou que ele veio de Muritiba para estudar, tomou um navio, e 25 anos depois era o prefeito da capital baiana. Encerrando, parabenizou a cidade pelos 475 anos e lembrou, que durante todo esse tempo, Salvador só foi governada uma única vez por um nego, ele mesmo. E lançou um desafio:
6. “A pergunta que se faz e que eu faço, depois de 70 anos de convivência com essa cidade, por que, meu Deus, só um? Qual a razão? É o desafio que eu deixo, mas é também a vontade de mostrar que nós todos deveremos lutar para que esta cidade tenha mais negros a governando e reconheça a força que os negros aqui lhe emprestaram com toda a sua energia”.
7. A osteoporose senil, um distúrbio do metabolismo ósseo associado ao envelhecimento, está emergindo como uma preocupação de saúde significativa, especialmente em uma população global cada vez mais idosa.
8. Caracterizada pela diminuição da massa e resistência óssea, a osteoporose senil afeta indivíduos acima dos 70 anos, com fatores como dieta pobre em cálcio, baixa exposição solar, inflamação e diminuição da formação óssea desempenhando papéis cruciais em seu desenvolvimento.
9. “A osteoporose afeta mais de 200 milhões de mulheres globalmente, com estatísticas revelando que aproximadamente um décimo das mulheres aos 60 anos, um quinto aos 70 anos e dois terços aos 90 anos sofrem com a doença. O risco de fraturas osteoporóticas é crescente, com 8,9 milhões de fraturas ocorrendo anualmente em todo o mundo, uma a cada três segundos.
10. Prevenir e tratar a osteoporose torna-se crucial para mitigar esses impactos”, informa Dra. Maria Fernanda Brandão de Resende de Guimarães, reumatologista membro da diretoria da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
11. O final de semana foi de correria com agendas políticas para o deputado estadual Marcelinho Veiga (UB), que esteve em Buerarema, no sul da Bahia, para declarar mais um apoio para pré-candidato a prefeito pelo Avante. Nesta segunda-feira (25), Marcelinho falou sobre a história de luta de Elio Almeida, o popular Elinho, que foi vereador pela cidade e tem serviços acumulados prestados ao povo da região.
12. “Como já dito anteriormente, vamos participar de todas as ações de lançamento, convenções e vamos apoiar quem nos apoiou no pleito de 2022. Elinho é uma figura central na política de Buerarema e tem capacidade para manter a paz e gerar ainda mais empregos e rendas aos povos tradicionais e para quem mais precisa”, descreve Marcelinho ao lado do deputado federal Neto Carletto.
13. O evento de lançamento da pré-campanha de Elinho contou com a participação do povo em geral, de lideranças da região como o prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde, além de Juarez, vereador de Arataca, e do pré-candidato a prefeito de Uruçuca, Davi. “Vamos para mais um processo eleitoral com a força do povo ao nosso lado”, sintetiza o deputado estadual Marcelinho Veiga.
14. A partir do próximo mês de abril, os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais, anualmente, se deslocar aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para provar à Previdência Estadual que estão vivos.
15. Graças a uma parceria entre o governo do estadual, via Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil, a prova de vida estadual passará a ser realizada, de forma automatizada, por meio do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos mais diversos serviços acessados pelos beneficiários.
16. Para o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, o controle sobre o benefício mais efetivo dará mais comodidade ao beneficiário, que não precisará mais realizar a prova de vida. "É um esforço que o governo da Bahia faz para que o nosso aposentado e pensionista possa ter mais tempo para fazer aquilo que lhe dá mais prazer"
17. Economia - A mudança, viabilizada por meio da adoção da plataforma HivePlace, que permite a conexão entre dados e serviços de múltiplos canais – deverá gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões para os cofres públicos estaduais.
18. A redução é consequência do ganho de agilidade no acesso a informações sobre eventuais óbitos, o que deverá ajudar a prevenir pagamentos indevidos. “A ferramenta vai colaborar com a saúde financeira dos fundos geridos pela Previdência Estadual, ao nos permitir ter um maior controle sobre a manutenção dos benefícios”, explica o diretor de Controle e Gestão da Superintendência de Previdência do Estado, Rafael Carvalho.
19. Atualização cadastral - Já a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, ressalta que a nova metodologia permitirá uma atualização mais frequente da base de dados cadastrais mantida pela unidade, com informações como telefone, endereço, e-mail e número de documentos dos aposentados e pensionistas. “A confiabilidade dessas informações também vai nos ajudar a estreitar a comunicação com os beneficiários”, acredita Sílvia.
20. Casos excepcionais - A coordenadora alerta, no entanto, que, em alguns casos excepcionais, quando a análise via cruzamento de banco de dados não for conclusiva, a Suprev poderá entrar em contato com os beneficiários por meio de seus canais oficiais para solicitar que eles se submetam à prova de vida. “Nestes casos, os beneficiários terão à sua disposição os mesmos canais utilizados até então para a prova de vida, como os atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, o videoatendimento e o reconhecimento facial, por meio do aplicativo GOV.BR”, esclarece Sílvia.