Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTIDO NOVO OFICIALIZA APOIO A BRUNO/PAULA EM CONVENÇÃO PARTIDÁRIA

No Oeste baiano, a pavimentação de um total de 25 km de extensão da BA-592, em Jaborandi, conhecido como Estrada da Produção, em breve facilitará o escoamento da produção de soja
21/07/2024 às 17:53
     1. O Novo oficializou, por aclamação, o apoio à pré-candidatura do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), à reeleição durante convenção do partido, que ocorreu na noite deste sábado (20). A legenda também homologou a candidatura de 44 integrantes da legenda a vereador no pleito de outubro.

  2. Além de Bruno, participaram da convenção a vice-prefeita e pré-candidata à reeleição Ana Paula Matos (PDT) e candidatos e lideranças do Novo, como os presidente estadual, André Quadros, e municipal, Robspierre Valcacio.

 3. O prefeito lembrou que há cerca de três meses o Novo declarava apoio à sua pré-candidatura, o que foi oficializado agora na convenção. “De lá para cá muito, o partido tem contribuído para o nosso trabalho, não só na elaboração do plano de governo. Naquele momento, o Novo nos entregou um documento com 30 compromissos que teríamos que assumir. Ali prontamente nós nos comprometemos. São compromissos que vão permitir que nossa cidade avance ainda mais, que nossa gestão seja ainda mais eficiente, que possamos transformar ainda mais Salvador”, afirmou.

  4. Bruno ressaltou que o diálogo e a participação popular são uma marca de sua gestão. “Quem trabalha comigo sabe que sou uma pessoa que sei ouvir. Uma das virtudes do nosso governo é que nós ouvimos as pessoas. Todos os princípios e valores que o partido Novo defende nós defendemos. Vamos seguir juntos para garantir as conquistas que Salvador alcançou nos últimos anos, que não tenhamos risco de retroceder”, disse.

  5; Ana Paula Matos pontuou que o Novo tinha uma pré-candidatura a prefeita, de Luciana Buck, mas decidiu seguir o projeto coletivo do prefeito Bruno Reis. “Estou muito feliz com a presença do partido Novo na nossa coligação. Isso, prefeito, nos obriga a buscar bases ainda mais sólidas para que Salvador possa continuar se desenvolvendo cada vez mais”, salientou.

  6. O presidente estadual da sigla, André Quadros, revelou que o partido terá candidatos em 14 cidades baianas, sendo em nove delas a prefeito. Ele destacou a aliança com Bruno Reis. “Nós estamos ao lado de todos que se colocaram à disposição do partido, de levar as bandeiras do partido, nossos valores e ideias. O que a gente prega é melhorar a vida das pessoas. Então, muito feliz com essa parceria. É um diferencial na história do Novo”, finalizou.
                                                                   *****
  7. Buscando favorecer a beleza natural do bairro mais boêmio da capital baiana, além de conferir mais segurança para a região, a Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), modernizou a iluminação da Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho. Na requalificação foi realizada a implantação de 17 postes e 34 luminárias Led, além da colocação de uma rede subterrânea, para dificultar as ações de vândalos.

  8. Antes das intervenções, os postes eram feitos de concreto. A partir de agora, os equipamentos são construídos em metal, material que dá mais beleza para essa importante região da cidade. Os novos postes, além da beleza decorativa, auxiliam na uniformidade da iluminação na orla da capital baiana.  

  9. “A Dsip atuou para tornar essa região da cidade ainda mais bonita. Através desta obra, modernizamos a iluminação da Rua Conselheiro Pedro Luiz, para diminuir o índice de vandalismo e aumentar a luminosidade para esse bairro tão boêmio da capital baiana”, afirma Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação. 

  10. Acompanhado do presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o governador Jerônimo Rodrigues participou da convenção que aprovou candidatura à reeleição do prefeito de Madre Deus, Dailton Filho (PSB), e do vice-prefeito Hamilton Pereira (Solidariedade). No evento, o ex-prefeito Jailton Polícia, do PP, apoiador de ACM Neto em 2022, declarou apoio ao governador Jerônimo.

  11. "Quando lideranças que não caminharam com a gente, atualizam sua opinião, e passam a integrar o time do governador Jerônimo Rodrigues, a gente fica muito contente. Menos lá é mais aqui”, declarou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

  12. O governador Jerônimo Rodrigues agradeceu o apoio e destacou a importância da chegada de novos aliados comprometidos com seu projeto e com o do presidente Lula. “A gente não faz política olhando pelo retrovisor. É claro que eu sei quem comeu sal e poeira com a gente na caminhada e vou reconhecer prioritariamente. Mas quem quiser construir um novo caminho dialogando comigo e com Lula, será bem-vindo”.

  13. No Oeste baiano, a pavimentação de um total de 25 km de extensão da BA-592, em Jaborandi, conhecido como Estrada da Produção, em breve facilitará o escoamento da produção de soja, algodão e milho para o sudeste e o centro-oeste do Brasil. 

  14. Os serviços serão feitos nos trechos de 12 km, que faz ligação com o entroncamento da BR-349, e de 13 km do entroncamento para quem segue em direção à Fazenda Novo México. Nesta sexta-feira (19), o aviso de licitação da obra a ser realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

  16. “O município de Jaborandi faz divisa com os estados de Goiás e de Minas Gerais. Ambos os trechos da BA-592 pavimentados possibilitarão o transporte da produção local de forma mais rápida e segura. Criada no ano passado, a rodovia será um importante vetor para o desenvolvimento do agronegócio e das agroindústrias do Oeste baiano. O investimento previsto na obra é de R$ 25,9 milhões” destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. Na licitação, a próxima etapa será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em 07 de agosto de 2024.

  17. As ações na rodovia também atenderão mais de 113 mil moradores dos municípios de Correntina, Cocos, Santa Maria da Vitória e Coribe junto com Jaborandi. No oeste baiano, outras obras de infraestrutura já estão sendo executadas pela Seinfra, como a pavimentação dos 29 km da BA-601, em Coribe, que liga o entroncamento da BA-135 ao distrito de Descoberto. Os serviços, com 96% de execução, têm a previsão de serem concluídos em setembro de 2024. Na BA-172, a manutenção se encontra em andamento no trecho entre Santana, Santa Maria da Vitória e Jaborandi.

  18. Uma equipe formada por alunas e um professor do curso de Relações Internacionais da Unijorge, em Salvador-BA, foi selecionada para participar da 19ª edição do Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional (CADN), que ocorrerá de 22 a 26 de julho, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Escola Superior de Defesa, ligada ao Ministério da Defesa, escolhe os melhores autores de artigos científicos em todo o país, para participação e apresentação do trabalho acadêmico.

  19. Orientados pelo professor Neuton Messias da Silva Neto, as estudantes Amanda Matias Mirandola Oliveira, Kayanne Simões dos Santos de Sales, Letícia dos Santos Souza e Michelle Lomi Carreiro Cesarino Santos integraram o grupo, que foi classificado com o artigo "Hidropolítica Amazônica: a liderança brasileira para o fortalecimento da agenda de segurança hídrica na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)".

  20. “Tratamos acerca das potencialidades estratégicas dos rios da bacia amazônica, e de como a pauta é relevante para a Defesa Nacional, bem como investigar a potencialidade brasileira de liderar o processo de discutir a pauta da hidropolítica regionalmente, com foco na OTCA”, explica o professor Neuton.

  21. Segundo a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Katiani Zape, a equipe da Unijorge foi a única da Bahia selecionada para todas as edições do Congresso no pós-pandemia. “Essa participação vai coroar mais uma produção de excelência dos discentes de RI da instituição”, celebra.

  22. O curso de Relações Internacionais da Unijorge é o melhor curso de RI do Brasil, segundo o MEC, 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, de acordo com dados do Enade 2022.