Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB PRETENDE IMPLANTAR LINHA DE CUIDADOS AS PESSOAS COM ALBINISMO

O curso de Relações Internacionais da Unijorge é o melhor curso de RI do Brasil, segundo o MEC, 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, de acordo com dados do Enade 2022.
19/07/2024 às 17:41

  1. O Governo da Bahia irá implantar, de forma pioneira no Brasil, uma linha de cuidado à saúde integral das pessoas com albinismo na rede de assistência. As diretrizes da linha de cuidado foram aprovadas na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na quinta-feira (18), no Auditório Lúcia Alencar, na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Representantes da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba) destacaram o pioneirismo da Bahia ao implantar uma linha de cuidado específica e que servirá de base e referência para o estabelecimento de uma política nacional.

  2. A linha de cuidado à saúde integral das pessoas com albinismo tem como diretrizes principais a regionalização da assistência, a ênfase no desenvolvimento de ações intersetoriais de promoção da saúde capazes de identificar e intervir sobre fatores de risco, um modelo de atenção humanizado, multiprofissional e interdisciplinar, a formação e aperfeiçoamento de profissionais e o monitoramento de indicadores, entre outros.

  3. “É um marco extremamente importante para a saúde. As associações de pessoas com albinismo têm tido representação no espaço do Conselho Estadual de Saúde (CES) e tenho certeza que devem ter contribuído muito. É uma linha de cuidado, que mostra o caminho do que deve ser garantido às pessoas com albinismo dentro do sistema de saúde. Estamos conscientes da tarefa que temos à frente para diminuir os agravos que acometem essa população”, analisou o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, que presidiu a mesa da 318ª reunião da CIB.

  4. O subsecretário chamou a atenção para uma das principais questões de saúde envolvendo as pessoas com albinismo em que o estabelecimento da linha de cuidado pode atuar. “Temos um grande problema hoje para a população com albinismo, que é o câncer de pele. Precisamos fazer com que essas pessoas sejam acolhidas na atenção básica e que se reduza um problema que pode ser resolvido com a proteção da pele”, avaliou.

  5. Para Joselito Luz, membro da Apalba, o estabelecimento da linha de cuidado é importantíssimo. “É uma luta de 19 anos. A Bahia deu início a essa luta e será o primeiro a publicar uma linha de cuidado já aprovada pelo CES. Essa linha aprovada aqui será base e referência para uma linha de cuidado nacional”, afirmou Luz, que se emocionou com a pactuação da linha de cuidado pela CIB e fez um pedido aos gestores municipais. 

  6. “O sucesso dessa linha depende deles. As pessoas com albinismo vivem isoladas como proteção à sociedade que as discrimina. Precisamos alcançar essa população. Garantir vida para as pessoas com albinismo é garantir prioridade”, declarou.

  7. De acordo com números da Sesab, foram contabilizadas 1.141 pessoas com albinismo na Bahia em 186 municípios, ou seja, em apenas 44,6% dos 417 totais, já que há dificuldade no fornecimento de dados por parte dos municípios.
                                                               *****
  8. Em agenda na capital baiana, na segunda-feira (22), às 8h30, o governador Jerônimo Rodrigues vai anunciar medidas de ampliação do efetivo das forças de segurança da Bahia, por meio de chamamento de candidatos de concursos já realizados e novos processos seletivos.

  9. Também na oportunidade, será entregue kit de equipamentos para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). O evento será realizado no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

  10. Sete pessoas são presas e cinco veículos com números de identificação adulterados foram apreendidos, na manhã desta quinta-feira (18), durante a Operação Força Integrada, deflagrada por equipes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. A ação acontece na Região Metropolitana de Salvador.

  11. Os automóveis foram alcançados durante blitz e incursões realizadas pelas forças policiais no município de Simões Filho. Além dos condutores dos veículos adulterados, um casal suspeito de furtos em uma loja de perfumaria no bairro Boca do Rio, em Salvador, também foi alcançado.

  12. Ainda durante a operação, cinco locais de desmanche de veículos foram localizados pelos policiais na cidade.

  13. Nos dias 18 e 25 de julho, a população da Bahia poderá participar das oficinas de apresentação do edital do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. O objetivo é orientar e engajar o público quanto à premiação, difundindo o edital, sanando dúvidas e mostrando os benefícios da participação.

  14. Os encontros são abertos ao público e serão realizados na sede da Superintendência do Iphan na Bahia, em Salvador. No dia 18, a oficina será realizada às 15h. Já no dia 25, a oficina está agendada para as 16h, com possibilidade de participação online, acessando o link. Os encontros terão participação de técnicos do Instituto envolvidos na organização do Prêmio Rodrigo, permitindo contato direto com os interessados.

  15. O 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve edital lançado no dia 24 de junho. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço premiorodrigo.iphan.gov.br. 

  16. A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro. Em 2024, o Prêmio Rodrigo tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio” e é realizado em parceria com o Ministério das Mulheres. Serão premiadas ações que tenham como base o envolvimento, a valorização e o empoderamento de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em papéis protagonistas nas redes produtivas do Patrimônio Cultural.

  17. O concurso contemplará um total de 15 ações exemplares para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro realizadas entre os anos de 2021 e 2023. O prêmio é de R$ 30 mil para cada um dos vencedores, como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado.

  18. Os interessados podem concorrer a uma das quatro categorias: Categoria 1 – Pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados; Categoria 2 – Cooperativas e associações, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME); Categoria 3 – Demais empresas e institutos privados; Categoria 4 – Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.

  19. O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. Promovido pelo Iphan desde 1987, o concurso reconhece iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural do Brasil. 

  20. O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

   21. Os 180 anos do nascimento do jornalista e empresário baiano Luiz Tarquínio serão lembrados em uma mesa-redonda na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia na próxima quarta-feira(24) de julho, às 17h. Participam do encontro, a escritora Eliana Dumêt (bisneta do homenageado) e autora de Luiz Tarquínio. Semeador de Ideias (SP, Gente, 1999), a professora Marilécia Oliveira Santos, titular da UBEB, em Alagoinhas, e autora de O viver na Cidade do bem: tensões, conflitos e acomodações na Vila Operária de Luiz Tarquínio, na Boa Viagem (Eduneb, 2017), e o pesquisador Luís Guilherme Pontes Tavares, que fará a coordenação do debate.

  22. As ideias de Luiz Tarquinio marcaram seu tempo. Sempre carregadas de originalidade, buscavam solucionar os grandes problemas brasileiros. O projeto que Luiz Tarquinio criou e implantou em Salvador, representou uma antevisão de problemas sociais que ainda não se apresentavam, nem mesmo aos pensadores da época.

  23.  No tempo em que obra social era pura filantropia, Luiz Tarquinio ultrapassou a todos com um pensamento revolucionário sobre o social, no Brasil. Estamos falando de um homem mestiço, filho de escrava que viveu na segunda metade do século XIX e cursou apenas três anos de escola primária, dos sete aos dez anos em uma escola pública do Centro Histórico de Salvador.

  24. Uma equipe formada por alunas e um professor do curso de Relações Internacionais da Unijorge, em Salvador-BA, foi selecionada para participar da 19ª edição do Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional (CADN), que ocorrerá de 22 a 26 de julho, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Escola Superior de Defesa, ligada ao Ministério da Defesa, escolhe os melhores autores de artigos científicos em todo o país, para participação e apresentação do trabalho acadêmico.

  25. Orientados pelo professor Neuton Messias da Silva Neto, as estudantes Amanda Matias Mirandola Oliveira, Kayanne Simões dos Santos de Sales, Letícia dos Santos Souza e Michelle Lomi Carreiro Cesarino Santos integraram o grupo, que foi classificado com o artigo "Hidropolítica Amazônica: a liderança brasileira para o fortalecimento da agenda de segurança hídrica na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)".

  26. “Tratamos acerca das potencialidades estratégicas dos rios da bacia amazônica, e de como a pauta é relevante para a Defesa Nacional, bem como investigar a potencialidade brasileira de liderar o processo de discutir a pauta da hidropolítica regionalmente, com foco na OTCA”, explica o professor Neuton.

  27. Segundo a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Katiani Zape, a equipe da Unijorge foi a única da Bahia selecionada para todas as edições do Congresso no pós-pandemia. “Essa participação vai coroar mais uma produção de excelência dos discentes de RI da instituição”, celebra.

  28. O curso de Relações Internacionais da Unijorge é o melhor curso de RI do Brasil, segundo o MEC, 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, de acordo com dados do Enade 2022.