Em uma das melhores lutas do ano, Dan Henderson venceu o curitibano Maurício Shogun Rua na madrugada de sábado para domingo, no UFC 139, disputado em San Jose, Califórnia (EUA). Henderson dominou o início do combate e por muito pouco não nocauteou o adversário, que demonstrou determinação e resistência fora do comum para virar o duelo nos assaltos finais. Na decisão dos árbitros, porém, vitória unânime para o atleta americano: 48 a 47, 48 a 47 e 48 a 47.
O triunfo deixa Dan Henderson apto a desafiar o campeão dos meio pesados, Jon Jones - se o americano vencer Lyoto Machida em confronto agendado para o UFC 140. Ex-campeão da categoria, Shogun perdeu o título justamente para Jones, no UFC 128.
Maurício Rua vinha de nocaute sobre Forrest Griffin no UFC Rio, enquanto Henderson retornava ao UFC após bater o russo Fedor Emelianenko no Strikeforce, outro evento de MMA (Mixed Martial Arts), no qual era campeão.
Dan Henderson, que é especialista em wrestling e disputou as Olimpíadas de 92 e 96, somou a 29ª vitória em sua carreira, que conta também com oito derrotas. Rua, por sua vez, tem 20 triunfos e chegou ao sexto revés.
O brasileiro não conseguiu vingar o irmão Murilo "Ninja", que perdeu para Henderson no Pride 17, disputado em novembro de 2001.
O combate
Shogun começou mal o combate. Lento, foi alvo fácil para Henderson, que acertou bons golpes e chutes. O brasileiro ainda conseguiu equilibrar o primeiro assalto no final, quando acertou um soco que desestabilizou o rival. Shogun foi pra cima e martelou o americano, que soube se defender bem e continuar na luta.
Henderson continuou mais veloz, preciso e agressivo no segundo round. O americano acertou bela combinação de direto, upper e cruzado que machucou bastante Rua. Shogun sangrava bastante, mas persisitiu no combate.
No terceiro round, novo domínio de Henderson. O americano acertou um cruzado no queixo do brasileiro, derrubou o adversário e montou em cima para tentar o nocaute. Shogun resistiu e não se entregou. Apesar de sangrar demasiadamente, ele conseguiu agarrar a perna do adversário e quase conseguiu uma imobilização. O golpe, contudo, apenas deu sobrevida a Rua no combate.
Após o intervalo, Shogun voltou determinado a mudar o rumo do combate. Ele tomou a iniciativa, acertou boa sequência de golpes e foi, pela primeira vez, melhor no assalto. Shogun acertou um upper que deixou Henderson vulnerável. O brasileiro, cansado, não soube aproveitar o bom momento e acabar com a luta.
No quinto e último round, Maurício Rua foi novamente melhor e passou boa parte dos cinco minutos montado e tentando acertar o americano. Henderson soube se defender bem e aguardar o final da luta.