Esporte

VITÓRIA SE ENGASGA COM BOTAFOGO E SÓ EMPATA, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

A próxima partida do Vitória é contra o Palmeiras em São Paulo. Oremos, pois
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 09/11/2025 às 18:37
Vitória 0x0 Botafogo
Foto: Vitor Silva - Botafogo FR
   Era a chance de vencer e se distanciar, de vez, da zona de perigo na tabela de classificação; mas o Vitória não saiu do empate sem gols contra um Botafogo apático, sem forças, no Barradão, as arquibancadas cheias, torcedor acreditando, empurrando. Um resultado frustrante. O time carioca foi melhor na primeira etapa, mas cansou e foi amassado na segunda etapa, quase não atacou. 

  O Rubro-negro tentou, buscou, mas faltou competência nas finalizações, assediou mas se limitou a alçar bolas, apostando nas bolas paradas. Nada funcionou, o meio-campo mais marcou que criou, um repertório murcho. Na verdade, uma partida tecnicamente fraca e pouco empolgante. Resultado: o Vitória fora da zona, mas com 35 pontos, dois apenas à frente do Santos, que ainda jogava na rodada. Por outro lado, o empate do Botafogo foi bom para o
Bahia, que se manteve na quinta colocação, com um ponto a mais que o time carioca (o Bota agora com 52pontos).
*
No Barradão

- A primavera ensolarando na tarde domingueira, arquibancadas empolgadas (mais de 28mil presentes) com a já bem possível permanência da equipe na série A de paroano, o time com 34pontos, brigando para se afastar da Z-4. O Botafogo com 51 pontos, é o sexto, colado, a dois pontos do Bahia (que é o quinto). O time carioca em crescente.
Valendo pela 33ª rodada. - O Rubro-negro baiano com seu uniforme vermelho&preto, camisetas em listras verticais; os cariocas da ‘Estrela Solitária’ de branco, com detalhes em preto.
*
Com bola rolando...

- Sol e sombras no gramado verde, os visitantes com as iniciativas, no começo, trabalhando mais a bola. O Leão plantado e saindo aos chutões, alongando os passes pelos lados. Aos 6’, após uns escanteios seguidos com bola levantadas na área rubro-negra, Barbosa cabeceou de frente quase abriu o placar. Aos 9’, a resposta do Vitória,
com um arremate cruzado de Erick, assustando o goleiro Leo. O Leão acordou, o torcedor zoando. Um lá e cá. O Bota cadenciando, o Leão apressando.

- Com tempo passando, o jogo foi morrinhando, muita bola parada, sem trabalho para os goleiros. As ações aconteciam mais nas intermediárias. Aos 29’, Marlon Freitas tentou de longe, nas mãos de Thiago Couto. Aos 44’, bola alçada na área carioca, duas cabeçadas e defesa do goleiro Leo Link, mas os rubro-negros estavam em posição de impedimento. Aos 45’, noutro escanteio levantado da esquerda, Barboza subiu mais que a zaga baiana e testou, acertando a trave de Thiago Couto.

Uma primeira etapa morna, até por conta do calor. Muita marcação e pouca criação. Os cariocas com mais posse de bola trocando passes, chegando, com mais volume de jogo; o time da casa brigando, correndo, marcando e, nos contragolpes, fazendo ligação direta – defesa/ataque. Indefinido.

Segundo ato, já com o gramado inteiro na sombra, temperatura mais amena, a tendência era de um ritmo mais intenso, com um pouco mais de ousadia de parte a parte. Mas o andamento da partida continuou picotado, Daronco apitando e
conversando demais.

- Aos 11’, boa chegada do Leão; o chute de Mateuzinho, da meia lua, bateu no meia Ronald, não chegou ao alvo. O Vitória começava a por ritmo, velocidade, buscando mais o gol.

- Depois dos 15’, Jair Ventura lançou Kayzer e Lucas Braga; saíram Cantalapiedra e Renzo Lopez. Uma troca na dianteira. O Leão parecia mais inteiro, com mais apetite.No Botafogo, Cuiabano, Newton, Jeffinho, Mastriani em campo. O Vitória melhor, apertando. O Botafogo parou de atacar. Aos 32’, saiu Mateuzinho, entrou Osvaldo.

- O Vitória cavando faltas, levantando bolas em escanteios, pressionando o árbitro, na pressão, mas cadê gol? O Botafogo, sem mais pernas, cozinhando, já gostando do empate.
E nada de gols.
*
Ficha técnica
- O Vitória escalado por Jair Ventura: Thiago Couto, Halter, Neris e Ze Marcos;
Érick, William, Ronaldo, Mateuzinho e Ramon; Aitor Cantalapiedra e Renzo Lopez.
- O Botafogo do técnico Davide Ancelotti: Leo Link, Vitinho, Davi Ricardo, Barboza e
Alex Teles; Danilo, Marlon Freitas e Correia; SantiRodriguez, Arthur Cabral e Svarino.
- No apito, o rombudo Daronco, vivido, rodado, malandrão.
*
Na sequência, o Vitória só volta a jogar no dia 19, depois da ‘data Fifa’; enfrenta o
Palmeiras, naquele gramado sintético horrível lá deles, às 19h30.
**
Jogos da rodada
- Bahia 2 x 2 Internacional; Vasco 1 x 3 Juventude; Sport Recife 2 x 4 Atlético Mineiro;
São Paulo 0 x 1 RBBragantino. // Corínthians 0 x 1 Ceará; Cruzeiro 0 x 0 Fluminense.
- Às 18h30, Flamengo x Santos; às 20h30 – Mirassol x Palmeiras; Fortaleza x Grêmio.