Esporte

LEÃO RUGIU: VITÓRIA VENCE O INTERNACIONAL E SAI DA UTI; BAHIA PERDE

Depois de longo tempo Vitória deixa a Z-4 mas depende de outros jogos
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 05/11/2025 às 21:46
Halter o leão
Foto: Victor Ferreira

Em BH, com Kanu expulso no começo do segundo tempo - numa decisão contestada pelos Tricolores -, o Bahia levou 3 x 0 do Atlético Mineiro, num jogo com duas leituras distintas: antes e depois da expulsão. Mesmo com o resultado adverso, mais uma derrota fora de casa, o Bahia se manteve na quinta posição na tabela de classificação, dois pontos à frente do Botafogo.

O Tricolor fez um bom primeiro tempo, teve chances de vencer, criou as melhores oportunidades. Entrou um pouco desligado na volta dos vestiários, mas suportava bem aquele assédio normal do time da casa, depois do intervalo. Daí... numa jogada infeliz de Árias, na intermediária adversária, o contragolpe do Galo encaixou e Kanu puxou Hulk pela camisa, nas proximidades do grande circulo; o soprador de apito deu falta,
foi chamado pelo VAR (?) e deu cartão vermelho para o zagueiro do Bahia, expulso. Daí, mudou tudo. Um atleta a menos, sufoco, desequilíbrio mental e emocional dos tricolores, três gols. Depois da expulsão, outro jogo.
*
O Leão está vivo!

No Barradão, com um gol de cabeça do becão Halter, o Vitória venceu (1 x 0) o Internacional e dormiu fora da zona de rebaixamento, algo que não acontecia há muitas rodadas. Claro, a rodada 32 segue e o Santos (então na zona), poderá ultrapassar o Leão, caso vença o Palmeiras nesta quinta. Convenhamos, tarefa difícil para o Peixe. O jogo contra o Inter foi brigado, difícil, mas o triunfo rubro-negro foi merecido, jogou mais. O torcedor comemorou como se fosse um título. E tem de ser assim, encarar cada partida como uma final, até a ultima rodada. O Vitória tem 34  pontos, em 16º.
**
Na Arena do Galo

- O Atlético de Sampaoli em alta, o time na final da Sul-americana, em 13º lugar no Brasileirão, com 37pontos, torcida empolgada, tapete sintético. O Bahia defendendo a 5ª posição, com 52 pontos, precisando mostrar ao torcedor que pode jogar bem e vencer também fora de casa. O Galo com camisas listradas em P&b; o Bahia de branco.

Com bola rolando...

- Bom começo do Tricolor, ofensivo, tomando as iniciativas. Aos 12’, boa jogada de Michel Araújo, a finalização de canhota passou rente ao poste de Everson. O Bahia melhor, jogando próximo da área inimiga, dono da bola. Tiago perdeu um gol, cara a cara. Aos 15’, primeira chegada do Galo, Ronaldo acionado. Aos 17’, tentativa de Arana, fora. Aos poucos o Atlético foi equilibrando as ações. Bola no chão.

- Aos 24’, Jean Lucas arriscou de longe, assustou Everson. Aos 36’, chute longo de Juba, deu Everson. Aos 39’, chute cruzado e rasteiro de Arana, passou perto. Aos 45’, Hulk bateu falta frontal, forte, derrubou Thiago, na barreira.

O Bahia começou melhor, o Atlético perigou mais, assediou no final do primeiro tempo. Bem jogado. Um 0 x 0 justo, pois. - Segundo ato - Logo com 1 min, Hulk cobrou falta perigosa, da meia lua, a bola desviou na barreira. O Galo voltou aceso.

Aos 9 min, Árias bobeou no meio campo, oferecendo o contragolpe; Kanu puxou Hulk pela camisa, o árbitro marcou falta e deu cartão amarelo; foi ver o VAR e, estranhamente, deu cartão vermelho, expulsando Kanu. Ninguém entendeu o critério, o porquê da expulsão, coisas dessas arbitragens suspeitas.

Na sequência, o Atlético fez um gol, anulado por impedimento. O Galo com um atleta a mais em campo. Logo, Ceni lançou Pulga, Rezende e Érick; saíram Ademir, Ccauly e Michel Araujo. A ideia era recompor a defesa e suportar a pressão do Galo, em casa e com um jogador a mais em campo. Fica desigual, o panorama do jogo muda. Aos 17, Ronaldo faz boa defesa em tiro de longe. Daí, o tricolor desarrumado, abalado com a expulsão...

- Gol! 1 x 0 Atlético. Hulk, recebendo da esquerda, na meia lua, tentou duas vezes, acertou o canto, um tiro seco e rasteiro. Aos 21min. Os mineiros com as linhas avançadas, esmagando. Ceni troca mais dois: em campo William José e Iago, saíram Jean Lucas e Tiago, aos 25min. 

- Gol! 2 x 0 Atlético MG, Igor Gomes, batendo falta, no ângulo. Aos 30’. - Gol! 3 x 0, Biel, completando um contragolpe, passe profundo de Rony, chegou antes, tocou por baixo de Ronaldo. Aos 31’.

O jogo amornou. Aos 46’, Everson voou e evitou o gol de honra do Bahia. Mais uma derrota fora de casa, essa por conta da arbitragem.
*
Ficha técnica 

- O Atlético ‘galo mineiro’, com o auxiliar Diogo Meschini no banco: Everson, Sarávia,
Junior Alonzo, Ruan e Arana; Allan Franco, Alexsander e Scarpa; Bernard, Dudu e Hulk
(Natanael, Rony, Biel, Ivan, Igor) .

- O Bahia escalado por Rogério Ceni (comemorando 500 jogos como treinador, 10 anos
depois de ter pendurado as chuteiras, como goleiro): Ronaldo, SantiÁrias, David
Duarte, Kanu (expulso) e Juba; Acevedo, Jean Lucas (Iago), Cauly ( e Michel Araújo
(Erick); Ademir (Pulga), Thiago (William José).
- No apito, Davi Lacerda/ES
*
Na próxima rodada, fim de semana, o Bahia encara o Internacional, em Porto Alegre.
**
No Barradão 

- Mais cedo, o Vitória encarou uma ‘briga de foice no escuro’, com o Internacional/RS. O Leão desesperado pra sair da zona de degola (com 31pontos, em 17º lugar) e o Colorado gaúcho com 36pts, perigando. Tempo bom em Salvador, arquibancadas meeiras (mais de 20 mil presentes), torcida rubro-negra confiante. Abertura da 31ªrodada. Deu Leão, 1 x 0.

Com bola rolando ...

- Começo brigado, catimbado, cai-cai, corpo a corpo, chutões... Árbitro confuso, enrolado. Aos 10’, os rubro-negros pediram pênalti do goleiro Ivan em Renzo Lopez, o VAR interviu, flagrou impedimento. Parelho, corrido, mais disputado que bem jogado.

Só aos 38min o Inter arriscou o primeiro chute ao gol, sem direção. Aos 46’, escanteio da esquerda, cabeçada de Camutanga, muito alta. Um primeiro tempo de cautela, marcação, trombadas, simulações... poucos lances de área, baixa criatividade ofensiva, sem tramas, muito suor e pouco inspiração. Aberto,
indefinido.

- Segunda etapa: Duas substituições no Inter, no retorno a campo. O Leão foi pra cima. Aos 7’, Erick perdeu um gol incrível, já dentro da pequena área, bateu pra fora. O Vitória melhor.

- Gol! 1 x 0 Vitória, Halter. Mateuzinho cobrou escanteio da direita, fechado, o zagueirão antecipou-se, na primeira trave, e desviou de cabeça, abrindo o placar, aos 25min.

O Colorado sentiu o golpe, azoado. O Leão atacando, a torcida empurrando. Com o tempo passando, levando 1 x 0, o Inter avançou as linhas, trocou jogadores, foi pro desespero, ao tudo ou nada. O Leão na moita, querendo o contragolpe. Aos 40 min, Kayzer perdeu uma chance incrível, era pra matar o jogo. Aos 44’, foi a vez de Lucas Braga, de frente; bateu fraco nas mãos do goleiro. O árbitro acrescentou 6 min ao
tempo normal. Aquele sufoco no final. Deu Leão!
*
Destaques
- Baralhas, Erick, Halter os melhores em campo.
*
Ficha Técnica
- O rubro-negro escalado por Jair Ventura: Thiago Couto, Edu (Neris), Halter,
Camutanga; Erick, William, Baralhas, Mateuzinho e Maikon; Aitor Cantalapiedra e
Renzo Lopez. (Dudu, Osvaldo, Kayzer, L. Braga)
- O Colorado gaúcho de Ramon Diaz: Ivan, Vitinho, Vitão, Cleiton, Juninho e Bernabei;
Bruno Gomes, Tabata, Tiago Maia, Allan Patrick; Ricardo Matias. (Carbonero, Gustavo,
Bruno Henrique, Romero, Gabriel)
- No apito, Felipe Fernando de Lima/MG. Muito fraco.
*
No fim de semana, pela rodada 33, o Vitória recebe o Botafogo, domingo à tarde, no
Barradão.
**
Outros jogos da rodada:
- RBBragantino 2 x 1 Corinthians; Sport Recife 0 x 2 Juventude; Botafogo 3 x 0 Vasco;
- Grêmio 0 x 1 Cruzeiro; às 21h30, São Paulo 1 x 1 Flamengo (segue).
Na quinta-feira: Ceará x Fortaleza; Santos x Palmeiras.
**