Economia

AUDITORES FISCAIS DO ESTADO ANALISAM NA QUARTA CRIAÇÃO DE SINDICATO

A Assembléia será realizada quarta-feira, 17
| 15/10/2007 às 15:01
Assembléia do IAF decide na quarta-feira,17, se cria sindicato para contrapor Sindsefaz (F/D)
Foto:
   Uma Assembléia dos Auditores Fiscais do Estado nesta quarta-feira, 17, decidirá se essa categoria vai criar ou não um sindicato para enfrentar, de igual para igual, o Sindsefaz - o Sindicato dos Trabalhadores da Fazenda - nas mesas de negociações instituidas pelo governo Wagner, a partir de 2007.

   Por hora, os auditores são representados em suas reivindicações pelo Instituto dos Auditores Fiscais (IAF), uma entidade que se assemelha a uma associação, o que tem sido questionado a sua representatividade junto a cetegoria no sentido mais amplo do fisco, auditores, agentes de tributos e outros, papel que o Sindsefaz atribui a sí.

   O IAF tem recorrido à Justiça para participar das mesas e ganho todas as suas pretensões. Hoje, por exemplo, o diretor da Universidade Corporativa do Serviço Público - UCS - Luiz Roberto Ferreira, convocou o IAF para a reunião de instalação do Grupo de Trabalho que deverá discutir o novo plano de cargos e salários do fisco, na sala de reuniões da UCS, na DAT Metro - Barros Reis.

    Normalmente, em reuniões onde participam representantes do IAF e do Sindsefaz sai faísca para todo lado e já houve caso de interrompimento de reuniões e outras disputas pelo poder, ou pela representatividade da categoria.

   As reinivindicações de IAF e Sindsefaz se assemelham, nas questões de ganhos salariais, aposentadorias e gratificações. Mas, numa situação considerada pelo Sindsefaz como básica, o IAF não concorda: a união em cargo único entre auditores fiscais e agentes de tributos.
 
  O IAF considera que isso fere a Constituição de 1988; enquanto o Sindsefaz alega que essa prática já foi conseguida em outros estados da Federação.

   A queda de braço, portanto, está longe de acabar. Recentemente, o governo sinalizou que só vai discutir (ou colocar em pauta) o PCS (Plano de Cargos e Salários), em agosto de 2008. A matéria é polêmica e tem que passar pela discussão e aprovação da Assembléia Legislativa.

Últimas Notícias
- IAF representará auditores fiscais no Grupo de Trabalho

- Governo propõe retorno parcelado do valor do ponto e inclusão dos 15% dos aposentados no novo PCS. O retorno do abono de férias será definido pelo Cope no próximo mês

- IAF convoca associados para assembléia no dia 17