Cultura

1º COLOQUIO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DA BAHIA ACONTECE EM SALVADOR

Evento será realizado, sábado, 21, das 9 às 17h, no Hotel PortoBello, Ondina, Salvador
Liliana Peixinho , Salvador | 19/10/2023 às 09:28
CALB
Foto:

A ACLASB- Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim é umas das mais de 30 academias inscritas no 1º Colóquio das Academias de Artes da Bahia. O evento será realizado, sábado, 21 de outubro, das 9 às 17h, no Hotel Portobello, Ondina, Salvador-Bahia.

A ACLASB, fundada pelo professor Paulo Batista Machado, em 05 de Dezembro de 1991, atualmente é presidida pelo professor Jackson Santana e como integrante da RICA - Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia, apresenta uma pauta com diversas atividades como instituição que abriu as portas para interação com a sociedade.

Para continuar a acolher, apoiar, incentivar e produzir ações, projetos e programas de forma transversal, onde arte, ciência, meio ambiente, literatura, educação, fervilham como Caldeirão Cultural, a instituição atendeu chamado da RICA para apresentar a programação de suas atividades atuais e futuras.

A ACLASB ressalta a importância do compromisso da RICA nesse evento em conceder projeção e visibilidade para as entidades e suas regiões no campo artístico e cultural.

No encontro estratégico e institucional da RICA, a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim será representada, durante o Colóquio, pela confreira, jornalista Liliana Sampaio de Almeida Peixinho; pelo confrade, advogado Rafael Carneiro de Araújo; e pela confreira Simaia Sampaio Maia, designados pelo presidente Jackson Santana.

Apoio às ações culturais

Além da integração entre os membros das diversas academias da Bahia a expectativa é de acolhimento e apoio necessários e importantes ao calendário das atividades acadêmicas.

A ACLASB apresenta uma programação que envolve múltiplas atividades, constantes, permanentes, itinerantes, em movimentos diários no município . São 15 projetos elencados pela presidência da instituição como ações de integração com a sociedade, a exemplo do Prêmio Literatura Escolar, Cesta Acadêmica, Coletânea ACLASB, Academia vai à Escola (e vice- versa)- Reboliço Poético, Chá Cidreira Literária (convites a escritores para lançamentos de livros, conversas, recitais); Medalha Paulo Batista Machado; Sarau do Chá; Roda de Leitura,

promoção de cursos, estrutura e alimentação de conteúdos do site e loja virtual.

Marco temporal

A ACLASB reforça os objetivos do 1° Colóquio das Academias de Letras da Bahia como marco temporal das relações
Institucionais para fortalecer, potencializar, apoiar, as ações socioculturais das Academias de Letras da Bahia, através de instituicões articuladas pelos grupos da rede RICA e ALB como a Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O presidente da ACLASB, Jackson Santana, reforça a importância do Colóquio no compromisso coletivo de unir forças, compartilhar conhecimentos, discutir formas de acessar recursos que impulsionem a literatura e a cultura na Bahia.