Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

POR ESSA O TORCEDOR NEM SONHAVA: BAHIA 0X3 CUIABÁ E A DEGOLA NA BOCA

Com essa derrota o Bahia vai se aproximando ainda mais da zona da degola
09/11/2023 às 11:27
Com um atleta a menos desde a metade do primeiro tempo, o Bahia levou 3 x 0 do Cuiabá, diante de seu torcedor – um gol de pênalti no momento da expulsão de Camilo Cândido, aos 20 minutos do primeiro tempo, decisiva, e dois de contragolpes, correria dos cuiabanos, em momentos que o Bahia saia inteiro, no desespero, tentando chegar na frente. O Cuiabá achou o gol e jogou como gosta, todo atrás, dando bicos e apostando na correria, no descuido do inimigo. Deu-se de bem, mais uma vez.

  Com a derrota, a situação do Bahia é periclitante, a despeito de o time ainda estar fora da Z-4, mas com os mesmos pontos do Cruzeiro, que está na zona, e do Vasco, o primeiro fora do baú (três com 37 pontos). Faltam cinco rodadas e o Bahia tem pedreiras pela frente, a primeira é o Athlético PR, domingo, na mesma Fonte Nova, o torcedor já indignado, desesperado, cobrando. Vida que segue, roda que gira.     

*

Na Fonte Nova

- Depois de dois dias chuvosos, a noite de quinta limpou, 27 graus, relvado bom, arquibancadas com público mais do que esperado.

 - Valendo pela 33ª rodada, o Tricolor baiano tinha um olho na parte de baixo da tabela, onde mora o rebaixamento, ainda assustador, e outro mais pra cima, numa possível classificação para a Sul-americana, caso vencesse seus dois jogos seguidos na Fonte Nova, com o apoio da torcida.   

 - O Cuiabá vinha de uma derrota em casa para o Vasco e um empate contra o Santos, na Vila. O time costuma obter bons resultados fora de casa, está à frente do Bahia e quer manter distância do grupo de baixo, o famigerado Z-4, mantendo-se na Primeirona de 2024. Está conseguindo o objetivo, com um futebol feijão com arroz, duro e pragmático.

 - O Bahia em campo com seu uniforme 2, camisetas tricolores, listradas; o Dourado de Mato Grosso de branco, com detalhes em amarelo.

   *

 Com bola rolando ...

 - As duas equipes começaram tentando por a bola no chão, trocando passes. Os visitantes mais agudos e marcando forte, anulando aquela imaginada pressão inicial dos tricolores. O Bahia, aos poucos foi se encontrando. Teve uma primeira boa chance aos 9’, num escanteio ensaiado pela direita, a testada passou rente. Na resposta, aos 10’, bola cruzada de fundo, da esquerda, Deyverson furou ao tentar o arremate. Parelho.

  - Buscando mais o gol, chutando mais, o Cuiabá tentou com Cafu, aos 15’, Marcos Felipe catou. Aos 17’, Acevedo disparou forte, de longe, Walter catou em dois tempos. Aos 19’, num lance bobo, a defesa bateu cabeça – Vitor Hugo sumiu, Camilo foi na cobertura,  o goleiro saiu mal, atabalhoado, os dois se atrapalharam, a bola sobrou na pequena área para a finalização de Clayson e bateu no braço de Camilo Cândido, que evitou o gol. O árbitro marcou pênalti e expulsou o lateral. Ah, meu goleirinho!

  - Gol! Cuiabá, 1 x 0. Deyverson bateu o pênalti no meio do gol e fez. Aos 21 minutos.

O Bahia com um atleta a menos em campo. Ficou bem mais difícil.   

   Com o inesperado, o treinador Ceni tirou Biel (que não gostou nada) e colocou Juba, recompondo o lado esquerdo.  Aos 33’, o Bahia penetrou trançando e Walter fez uma defesaça, no chão, num arremate certeiro de Acevedo; na sobra, Juba tentou de primeira, a bola desviou na zaga. Quase o empate. Aos 35’, outra boa intervenção de Walter, o Bahia pressionando, mesmo com 10 em campo. Aos 37’, Juba bateu falta da frente da meia lua, cobrindo o arco, com perigo.

*

   Um fim de primeira etapa preocupante para o torcedor tricolor, por conta do placar adverso (1 x 0) e, sobretudo, pela expulsão de Camilo Cândido, aos 20 minutos. Só que, com um atleta a menos, o Bahia passou a jogar melhor, a atacar e criar boas chances de empatar. O time não começou bem o jogo, com erros e apagões defensivos, inclusive no lance do pênalti. Não faltaram luta, vontade, aplicação. O ‘Dourado’ do Mato Grosso na dele, como gosta.

*

 Mesmo com um atleta a menos, o placar adverso, cabia ao Tricolor  encontrar forças para atacar, buscar o empate, lançar-se à frente. O Cuiabá atrás, marcando justo, sem brincadeiras e apostando na chance de um contragolpe, mais um vacilo do inimigo para finalizar, fechar o caixão.

 O Bahia até tinha mais a bola, trocava passes mas não achava a penetração, não finalizava. Aos 13’, num lance discutível (a bola teria tocado no braço do atacante do Cuiabá, após um corte de Juba), Juba invade e é derrubado na meia lua por Vitor Hugo; o árbitro marcou a falta e expulsou Vitor Hugo, mas... o VAR chamou, mostrou o lance e ele voltou atrás.

  Ceni põe Mugni, Matheus Bahia e jacaré, sangue novo; saíram Cauly, Rezende e Yago, exaustos, aos 17’. O jogo então muito travado, os cuiabanos mais ocupados em gastar tempo, manter a vantagem a qualquer custo, sem pressa, sem correr riscos. Aos 28’, Ratão e Ademir em campo, saíram Everaldo e Vitor Hugo. Ao tudo ou nada! O Cuiabá na dele, brigando por cada bola.

 - Gol! 2 x 0 Cuiabá, aos 32’.  Aconteceu o que eles desejavam. O Bahia todo avançado, Pita – inteiro, forte e veloz - arrancou em alta do meio de campo, deixou Matheus Bahia comendo grama e encarou o goleiro, que saiu sem confiança, marcou.

- Aos 33’, cabeçada de Juba, encaixe de Walter. Aos 53’, outra ratada de Matheus Bahia, no campo adversário, a bola sobrou limpa para o contragolpe de uma área a outra, dois contra um, Wellington Silva só empurrou, fechando o placar em 3 x 0.   

   Muitas vaias no final.  Alguns atletas do Tricolor foram até a torcida, ouviram impropérios e tentaram se justificar.

*

  Justiça se faça, não faltou garra e fibra a alguns jogadores como Acevedo, Rezende, Kanu, Cauly, o próprio Juba...  Mas vimos um Gilberto sem pernas, um goleiro inseguro, Everaldo sumido...    E não podemos sacrificar o uruguaio Camilo Cândido, foi infeliz no lance que tentou resolver na raça, atrapalhado pelo goleiro Marcos Felipe.     

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cândido / expulso; Rezende, Acevedo, Yago Felipe e Cauly; Everaldo e Biel (Juba). Mais Ademir, Ratão, Mugni, Jacaré

- O Cuiabá do técnico Antonio Vieira: Walter, Matheus, Marllon, Empereur e Rikelme;

  Raniele, Alisson e Denilson; Cafu, Deyverson e Claysson. (Lacerda, Filipe, Pita, W Silva, Bech) 

 

- Arbitragem mineira (com Cruzeiro na zona, veja só), com VAR; Felipe Fernandes de Lima no apito. Marcou corretamente a penalidade e aplicou a lei do jogo na expulsão, uma primeira etapa competente.  

 

*

 Pela rodada 34ª, o Bahia recebe na Fonte Nova o Athlético /PR, domingo, às 18h30

*

 Ainda pela rodada 33, no outro jogo que interessava muito ao Bahia:

   Goiás 0 x 1 Santos, o time peixeiro escapa, dá uma respirada, foge da zona.

   Mais, Botafogo 3 x 4 Grêmio, de virada e show de Suarez (3 gols) -  com o resultado, o Grêmio colou com o líder Botafogo, na liderança.  O título mais que indefinido.