Um local bem interessante da cidade do Salvador no Mercado Modelo
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/09/2025 às 13:58
Um local bem interessante da cidade do Salvador
Foto: BJÁ
A Galeria Subterrânea de Arte do Mercado Modelo, no subsolo do antigo prédio da Alfândega, bairro do Comércio, em Salvador, que vai completar dois anos em janeiro de 2026 tem recebido diariamente a visita de centenas de turistas da Bahia, de outros estados e países. Hoje, o BJÁ esteve por lá com Sêo Franco da Bahia gravando um video para seu canal do YouTube.
O local abriga uma exposição permanente que apresenta a história do Mercado Modelo expondo peças artistas Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A. A visitação é paga. Idosos, museólogos, deficientes em mobilidade, produtores culturais etc não pagam. Na entrada da galeria tem uma placa com indicativos de quem paga (usa QrCod) e quem tem acesso gratuito. A visita é semi guiada.
O que chama mais atenção dos visitas é a exposição fixa “Lágrimas”, do artista soteropolitano Vinicius S.A, contendo 15 mil lâmpadas remontadas, suspensas por redes de nylon. A interpretação fica por conta de cada visitante. A impressão que se tem é de brilho, luz, nos subterrâneos de Salvador. Embora como sabemos os subterrâneos da capital baiana são crueis, sem luz.
A curadoria da expo é de Thaís Darzé e o projeto foi pensado como um local de preservação da história do Mercado Modelo ao destacar personagens como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara, ampliando o panorama cultural e artístico de Salvador. Com mais de 100 anos de existência, o mercado é tombado pelo Iphan há mais de cinco décadas.
Creio que, na expo, das figuras ainda vivas está Chocolate da Bahia que tocou berimbau quando da vista da rainha Elisabeth II a Salvador no governo Luuis Viana Filho, déscada final dos anos 1960.
Essa obra pode ser contabilizada no legado deixado por Pedro Tourinho, então secretário Cutlrua, em 2024.