Turismo

USADO POR BAIANOS EM LISBOA, ELEVADOR DA GLORIA DESCARRILA; 3 MORTOS

Quase todo baiano que visita Lisboa já usou esse elevador; eu mesmo já usei mais de uma vez (TF) - Com informações do DN Lisboa
Tasso Franco ,  Salvador | 03/09/2025 às 15:59
Quase todo baiano que visita Lisboa já usou esse elevador
Foto: RENASENÇA
O icónico elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou e chocou contra um prédio da rua da Glória, já perto da avenida da Liberdade. Equipas de emergência e agentes da polícia estão no local a socorrer as vítimas.

De acordo com fonte da PSP estão confirmados três mortos, mas este número pode ultrapassar a dezena. Além disso há cerca de 20 feridos. Refira-se que estes elevadores levam 42 passageiros, entre pessoas sentadas e em pé.

Em declarações à Lusa, Margarida Castro Martins, a diretora da Proteção Civil, detalhou às 18h30, que duas pessoas encontram-se em estado crítico, cinco têm ferimentos ligeiros e há várias pessoas encarceradas.

O acidente registou-se pouco depois das 18h00, não se sabendo qual foi a causa do descarrilamento, sendo que tudo aconteceu quando a composição descia do miradouro de São Pedro de Alcântara em direção aos Restauradores.

A Polícia Judiciária já se encontra no local para averiguar se existe matéria de natureza criminal.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, que ia participar na convenção autárquica na Ajuda, já se encontra no local.

Numa nota publicada no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou "profundamente o acidente" em particular "as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros".

"O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às Famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes", acrescenta o chefe de Estado.

O elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é uma das principais atrações turísticas de Lisboa e transporta anualmente mais de três milhões de passageiros.

Foi inaugurado a 24 de outubro de 1985, depois de ter sido construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard. É constituído por dois carros, ligados por um cabo subterrâneo, que sobem e descem alternada e simultaneamente ao longo de duas vias de carris de ferro.

Em fevereiro de 2002 foi classificado como monumento nacional.