Evento reunirá 15 restaurantes para celebrar os 40 anos do Axé com uma programação cultural para as famílias
Comunicando Ideias , Salvador |
09/09/2025 às 11:43
Evento muito bom
Foto: Fábio Marconi
Um dos eventos mais aguardados do calendário gastronômico de Salvador, a 6ª edição da Festa de San Gennaro já tem data confirmada: será dia 27 de setembro, no Rio Vermelho. Esta edição traz como tema os 40 anos do Axé e reunirá 15 restaurantes com uma programação cultural gratuita, que promete um encontro de tradições italianas em um dos bairros mais culturais e gastronômicos da capital baiana. A festa é organizada pelo restaurante Pasta em Casa, comandado pelo chef Celso Vieira e Valeska Calazans, e terá a identidade visual assinada pelo terceiro ano pelo estilista Ronaldo Fraga.
A Festa de San Gennaro reúne famílias em torno de uma vila gastronômica espalhada pelas calçadas do bairro, que este ano terá as ruas fechadas para o evento. A expectativa é superar o público de 15 mil pessoas recebido em 2024 e oferecer uma edição ainda mais confortável, preservando o clima de vila que o caracteriza.
A ideia da celebração nasceu em uma viagem de Celso Vieira a Nápoles, terceira maior cidade da Itália, onde ele se encantou com o macarrão de Gragnano, uma cidade próxima a Nápoles onde se produzem as massas secas mais prestigiadas da Itália. Conhecida como a 'cidade da massa', Nápoles é referência mundial na produção de macarrão.
“Para nós, a festa é uma forma de celebrar as tradições italianas em nossa cidade, promovendo encontros, experiências e memórias afetivas. O objetivo é valorizar a gastronomia da Itália, uma das mais reconhecidas do mundo, em Salvador”, ressalta Celso Vieira. A festa acontece no Rio Vermelho desde a sua criação. Sobre a escolha do local, Celso explica: “O Rio Vermelho é a Vila Madalena de Salvador, onde se concentram muitos dos principais restaurantes da capital baiana”, destaca.
A San Gennaro 2025 é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da Redemix.
GASTRONOMIA
Com cardápios diferenciados, restaurantes em sua maioria italianos darão o tom de quermesse nas ruas e calçadões do Rio Vermelho. Entre eles estão o Pasta em Casa, Forneria do Pasta com suas pizzas, Alfredo’Ro, Crema Gelato Italiano, Casa Iryna, La Mássima, Bella Napoli, Vona, Genaro por Vini Figueira, Isola Cucina Italiana, Bottino e Di Lucca. A lista se completa com a Casa Chálabi, de cozinha líbano-mediterrânea, o La Lupa, de gastronomia mediterrânea, e o Manga, referência em sabores que respeitam ingredientes de origem e conhecido pelos seus sorvetes artesanais.
Além da feira gastronômica, a Festa de San Gennaro ganha ainda mais brilho com uma programação musical e artística de peso. No palco, os grandes destaques ficam por conta de Gerônimo e Sarajane, ícones do Axé que marcaram gerações e prometem contagiar o público com seus clássicos.
A diversão também está garantida com as apresentações teatrais do humorista Sulivã Bispo, da atriz Maria Menezes e do espetáculo Villa ABCD. O público ainda poderá curtir ainda os shows de Luciano Bahia, Aloísio Menezes, o som animado do DJ Roger N’Roll e, para fechar em grande estilo, a energia de Márcia Castro em um trio elétrico.
A história do santo que protege Nápoles com um milagre
Na Itália, San Gennaro. No Brasil, São Januário. O santo católico foi um mártir cristão, decapitado na última fase da perseguição de Diocleciano, por volta do ano 300. A ele é atribuído o milagre da liquefação do sangue.
Segundo a tradição da Igreja Católica, pouco tempo após sua morte, uma mulher chamada Eusébia coletou o sangue do santo e o guardou em ampolas encontradas próximo ao corpo. Com o passar dos séculos, o sangue solidificou-se e adquiriu a aparência de pequenos fragmentos semelhantes a pedras. Desde o século XIV, fiéis e testemunhas oculares relatam que essas partículas se transformam em sangue líquido em dias santos, o que é interpretado como sinal de bênção e proteção para os napolitanos.