Turismo

Setur e Bahiatursa promovem encontro com operadores internacionais

Venda do Destino Bahia em SP
Ascom Bahiatursa , SP | 26/09/2014 às 15:04
Encontro aconteceu em SP, ontem
Foto: Bahiatursa
A Secretaria do Turismo e a Bahiatursa promoveram na quinta-feira à noite (25/9), em São Paulo, um encontro de negócios com 60 operadores de viagens procedentes e representantes de vários países do mundo, com o objetivo de vender o destino Bahia durante a 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo.

Profissionais de países como Estados Unidos, Rússia, Canadá, Peru, Uruguai, Argentina, Inglaterra e Filipinas participaram do programa de hosted buyers, envolvendo os compradores internacionais que tiveram a oportunidade de conhecer, em um jantar, detalhes sobre as 13 zonas turísticas da Bahia. O encontro foi aberto pelo secretário do Turismo, Pedro Galvão, que apresentou a 14ª zona turística, a Estrada Real. Estiveram presentes também o presidente nacional da Abav, Antônio Azevedo, e o da Abav-Bahia, José Alves, além de representantes do trade baiano.

“Temos cultura, musicalidade, gastronomia e estamos recebendo vocês com a nossa cortesia característica, mas com profissionalismo”, disse Pedro Galvão, na abertura do evento. Ele destacou a cultura, a musicalidade e a gastronomia do estado.  Para Antônio Azevedo, a Bahia é um exemplo no Brasil, conhecida pela sua diversidade cultural e paisagens maravilhosas. “Espero que todos façam bons negócios”, acrescentou.

A diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, diz que a Abav, antes trabalhando com as Américas, este ano ampliou o leque internacional  e isso possibilitou a aproximação com os mercados prioritários e abriu caminho para novos mercados como México, Canadá e Japão. “No próximo mês de novembro, vamos apoiar um famtour da TAP, na Bahia, com operadores do mercado nórdico, procedentes da Noruega, Dinamarca e Estônia”.

OPERADORES - Gerente de promoção da Pacific Holidays, em Nova York, Jake Goodhardt disse que tem participado de workshops sobre os destinos turísticos brasileiros. Para ele, que já tem informações sobre produtos baianos, a ação da Setur/Bahiatursa é importante  para  a aproximação com os profissionais, municiados com mais dados, facilitando a organização de roteiros.

Rosalia Galdi, da Transmares Tours &  Travel, de Miami, disse que a Bahia é o estado que mais se empenha em ações de promoção, divulgação e marketing turístico. “Vocês estão de parabéns. A produção do vídeo é espetacular, a melhor que  já vi no Brasil. E olhe que eu tenho participado de várias feiras no Brasil e no mundo”.  Ela destacou Praia do Forte como o destino que vende mais, e se mostrou muito interessada, dentre outras, pela Chapada Diamantina.

A peruana Tika Suarez, do TikaGroup, e as uruguaias Sabrina Acevedo e Claudia Fernandez, da Alas, destacaram a importância da realização do evento até mesmo como promoção de encontro de profissionais  de países diferentes. Segundo elas, a Região Sul do Brasil é a mais procurada, devido à proximidade, mas cada vez mais se interessam em expandir a atuação de promoção turística por Brasília e Salvador.

Alberto Alves da Silva Jr, da russa Zelenski, disse que é preciso uma ação mais intensiva para atrair turista da Rússia. E a  transmissão de conhecimento é fundamental, pois  o turista daquele país é exigente e de alto poder aquisitivo. “Quase ninguém sabe, por exemplo, que os Russos não precisam de visto para entrar no Brasil”, afirma, considerando que isso é um facilitador para a captação de visitantes.

FEIRA - Maior feira de turismo do país, a 42 ª Abav acontece até domingo, dia 28/9, no maior centro de convenções da América Latina, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento reúne cerca de 40 mil profissionais brasileiros e estrangeiros, entre eles, operadores de turismo, agentes de viagens, jornalistas especializados, autoridades e outros profissionais dos serviços complementares da indústria do turismo. Além disso, está sendo esperado um público final de 30 mil visitantes, perfazendo um total de 70 mil participantes.