Turismo

GUIA DO ÓCIO SALVADOR LANÇA EDICÇÃO 2026 A PARTIR DO DIA 14 DE JANEIRO

Custa o exemplar R$43,00 editor jornalista Antônio Moreno
Tasso Franco , Salvador | 12/01/2026 às 11:55
Arena da Capoeira
Foto: Guia do Ócio
  

A publicação destaca as melhores e mais interessantes

 atrações da cidade de Salvador no verão e durante o ano


Começa a circular a partir do dia 14 de janeiro a edição do Guia do Ócio 2026, que tem capa assinada pelo artista argentino-baiano Hector Carybé, com ilustração cedida pelo Instituto Carybé. A publicação, que tem distribuição em instituições culturais, terminais de transporte, pontos turísticos, livrarias, hotéis e shoppings da cidade, atualiza a cada ano as informações sobre o cenário cultural, artístico, patrimonial e gastronômico da cidade de Salvador, abrangendo os oito territórios mais emblemáticos da capita baiana. Além dos pontos de vendas, o guia pode ser adquirido pelo WhatsApp 71 98185-0110, com frete grátis para endereços de Salvador.

Com 236 páginas, centenas de fotografias, o Guia do Ócio segue com o padrão curatorial do jornalista baiano Antônio Moreno, autor da publicação, que elege e comenta as atrações que mais lhe chamam atenção nos diversos pontos turísticos e estratégicos de Salvador. O que ver e fazer em dois, três dias? O que comer? Onde dançar? Para quem rezar?

A publicação chega recheada das novas opções que surgiram no cenário da cidade. Estão lá, por exemplo, equipamentos como o Trapiche Barnabé, que foi recentemente revitalizado para abrigar eventos culturais, o Palacete Tira-Chapéu, que passa a abrigar até uma faculdade, a Galeria do Mercado Modelo, o Museu de Arte Contemporânea (Mac), a Arena da Capoeira e a Casa das Histórias de Salvador. Também estão lá os novos redutos da boemia, os melhores restaurantes, bem como os endereços mais certeiros para se desfrutar desse estado de espírito chamado “baianidade”.

A direção de arte e design do Guia do Ócio ficam a cargo de Iansã Negrão e Emanuele Rosa. Os fotógrafos Tiago Lima, André Fernandes, Márcio Lima, Alfredo Mascarenhas e Drica Reis completam o time criativo da publicação, que é produzida pela editora baiana Fábrica das Letras e conta este ano com apoio institucional e parceria da Bahiagás e da Fundação Casa de Jorge Amado.

Onde encontrar

O Guia do Ócio pode ser encontrado nos mais importantes espaços culturais de Salvador, a exemplo da Fundação Jorge Amado, Fundação Pierre Verger, Cidade da Música da Bahia, Espaço Caribé e Museu do Mar Aleixo Belov. Além disso, a publicação é distribuída em mais de 40 pontos de venda, incluindo todas as livrarias da cidade (Escariz, Leitura, LDM), terminais de transporte, hotéis, pousadas, cafeterias e pontos turísticos importantes, como o Farol da Barra, por exemplo.

Carybé

A capa do Guia do Ócio 2026 é uma criação de Hector Carybé, artista nascido na Argentina, mas cuja trajetória caminhou quase sempre numa relação de afinidade e paixão pela Bahia, sua cultura, sua gente. Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, entalhador e muralista, chegou por aqui em 1944, encantando-se com a religiosidade e a cultura locais. Em 1950, mudou-se definitivamente para Salvador, onde integrou-se ao movimento de renovação das artes plásticas, ao lado de nomes como Mario Cravo Júnior, Genaro de Carvalho e Jenner Augusto. Em 1957, Carybé naturalizou-se brasileiro. Ao longo de sua carreira internacional, ilustrou obras de importantes personalidades como Gabriel García Márquez, Jorge Amado e Pierre Verger, consolidando-se como uma figura de destaque na arte e na cultura do Brasil.



Serviço

Lançamento Guia do Ócio

Autor: Antônio Moreno

Edição: Fábrica das Letras

Design gráfico: Iansã Negrão e Emanuelle Rosa

Fotografia: Tiago Lima, André Fernandes, Márcio Lima, Drica Reis e Alfredo Mascarenhas

Número de Páginas: 236

Preço: R$43,00