Brasileiro esteve na região conhecida como 'o fim do mundo'.
Correio onde chegam cartas do mundo todo e passeio de rena são atrações
Celso Luis Carlos Jr , Lapônia |
21/12/2013 às 08:45
Passeios de treinó são realizados no local
Foto: Celso Luis Carlos Jr
Enquanto muita gente envia cartas para o Papai Noel, o brasileiro Celso Luiz Carlos Jr. resolveu fazer seus pedidos pessoalmente.
Ele foi até o "fim do mundo" - como é conhecida a Lapônia, na Finlândia - para conhecer Rovaniemi, a terra oficial do "bom velhinho".
“Durante nossa conversa, em inglês, ele se mostrou encantando com o Brasil, principalmente com a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro”, conta.
Celso, que atualmente mora na Irlanda, foi para lá no último mês de novembro e enviou seu relato ao G1. As temperaturas na cidade – que está localizada 900 km ao norte da capital finlandesa, Helsinque, na área do Círculo Polar Ártico - já estavam abaixo de zero, e ele pôde ver neve.
A principal atração de Rovaniemi é a Santa Claus Village, a vila onde o Papai Noel mora oficialmente. Lá, é possível visitar o correio para onde chegam cartas com pedidos do mundo todo, ver renas de verdade e outros animais polares.
Também dá para tirar fotos com o velhinho barbudo – mas deve-se pagar um valor extra, e Celso acabou não comprando a lembrança.
A visita à Santa Claus Village é gratuita, mas passeios de rena e outras atividades na neve são cobrados à parte.
Museu e luzes
Celso destaca que a cidade não vive só de Natal. Ela também é um dos principais destinos para quem quer ver a Aurora Boreal.
“Enfrentei 7°C negativos em um passeio noturno, mas não tive a felicidade de ver o espetáculo no céu, já que as condições climáticas do dia não ajudaram”, diz o internauta.
Ele indica, por último, uma visita ao Artikum, um museu dedicado à região do Circulo Polar Ártico. “O passeio é interativo e interessante para todas as idades”, recomenda.