No sábado, bairro do Rio Vermelho, tem a festa para a orixá Yemanjá, em Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
31/01/2013 às 18:23
Baianas dançam samba-de-roda na Lavagem de Itapuã
Foto: A TARDE
O cilco de festas populares de Salvador que antecede o Carnaval vai chegando ao seu final e neste sábado teremos a festa de Yemanjá, no Rio Vermelho.
Nesta quinta, 31, aconteceu a Lavagem do adro e escadarus da Igreja de Nossa Senhora Conceição de Itapuã, uma tradição de 108 anos.
Como é de costume, a Igreja só abre para a missa da comunidade, às 7 da manhã, já que essa é uma festa dos pescadores e da população.
A homenagem a personalidades de destaque do bairro desta vez foi feita ao babalorixá Valter Izidio dos Santos (babá Valtinho), o mais antigo do lugar, e a Maria Hermelina Paranhos Dias (D. Mariinha), presidente do grupo As Ganhadeiras de Itapuã.
Os homenageados desfilaram em carro alegórico decorado com o Farol de Itapuã, cujos 140 anos de instalação serão comemorados por todo o ano em programações que envolvem seminários, palestras, concurso e exposições de fotos.
Organizada pela Frente Comunitária e Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã e distinta das demais festas de largo da cidade, a festividade no bairro dura todo final de semana.
Com o nascer do Sol, ocorre a “Lavagem Nativa” do adro da igreja, seguida do café da manhã de congraçamento. Às 11h é a vez da Lavagem de Itapuã, com saída de Placaford, envolvendo cortejo de baianas e alabês, personalidades homenageadas em carro alegórico, afoxé Filhos de Ghandy, grupos organizados e populares.