Tecnologia

CEO DIZ QUE HOUVE ERRO HUMANO NO NAUFRÁGIO DO VELEIRO "INAFUNDÁVEL"

Com informações do The Sun
Tasso Franco ,  Salvador | 22/08/2024 às 11:14
O Bayesiano com 56 metros
Foto: REP
   O CEO da empresa que produziu o super iate bayesiano disse que ele é “inafundável” depois que caiu no fundo do mar na segunda-feira, matando pelo menos seis pessoas.

O vídeo descoberto de um barco semelhante tombando de lado durante uma tempestade mostra exatamente como um navio como o bayesiano pode suportar condições climáticas extremas.

Giovanni Costantino, chefe do The Italian Sea Group, disse que os barcos construídos por suas empresas são “os mais seguros no sentido mais absoluto”.

Em declarações à Sky News, ele disse que não há falhas ou erros no projeto do Bayesian, que foi derrubado por uma tempestade na costa da Sicília na segunda-feira e afundou em poucos minutos.

E numa entrevista separada à televisão italiana ele culpou o “erro humano” pelo naufrágio do iate.

As imagens mostram um catamarã de tamanho semelhante, também com um mastro longo, inclinando-se para o lado durante uma tempestade em Auckland, Nova Zelândia.

Este barco, entretanto, parece se endireitar, voltando para a posição sentada enquanto se equilibra.

Foram levantadas questões sobre por que a quilha – uma espinha dorsal em forma de barbatana abaixo do barco que ajuda a mantê-lo equilibrado – foi levantada no Bayesiano.

Normalmente levantada apenas quando um navio entra no porto, a quilha pode impedir que um barco vire durante tempestades quando estiver afundado.

Embora o catamarã do vídeo seja diferente do super iate bayesiano, ele teria uma quilha anexada que teria contribuído para sua capacidade de resistir à tempestade
Cinco corpos pertencentes aos seis passageiros desaparecidos foram recuperados até agora, com o chef do iate também encontrado morto na segunda-feira, enquanto mergulhadores procuram hoje pela última pessoa.

O Italian Sea Group é dono da empresa que construiu o Bayesian, Perini Navi, com Costantino dizendo: “Sendo o fabricante dos [barcos] Perini, sei muito bem como os barcos sempre foram projetados e construídos.

"E como o Perini é um veleiro... os veleiros são conhecidos por serem os mais seguros de todos os tempos."

Ele disse que a estrutura e a quilha dos barcos os tornam “corpos inafundáveis”.

Costantino disse que a notícia do naufrágio “me deixou num estado de tristeza por um lado e de descrença por outro”.

“Este incidente parece uma história inacreditável, tanto tecnicamente quanto como fato”, acrescentou.

Ele disse à TV italiana: "O navio afundou porque entrou na água. De onde, dirão os investigadores.

“A dinâmica do naufrágio é vista e lida nos dados do AIS (Sistema de Identificação Automática) e durou dezesseis minutos.”