Seria um caminhão elétrico ou movido a eletrcidade
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/02/2026 às 12:57
Ana Paula comandou reunião
Foto: Adam Vidal
A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), se reuniu com o Conselho Britânico (British Council) para fortalecer a parceria institucional entre as entidades e promover o alinhamento de agendas conjuntas. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (12), na capital baiana, e contou com a presença de Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Secult; Ivan Euler, titular da Secis; e dos diretores da organização britânica, Diana Daste e Rafael Ferraz.
Entre os temas abordados na reunião, esteve a renovação do Programa Afroestima, voltado à valorização da cultura negra, ao fortalecimento de empreendimentos criativos afrocentrados e à promoção da equidade racial por meio da cultura. A iniciativa tem promovido a capacitação de afroempreendedores, melhorando a oferta de produtos e serviços e garantindo maiores retornos financeiros.
Principal agenda da cidade no momento, o Carnaval também esteve na pauta da reunião por meio de duas iniciativas: um projeto do trio elétrico 100% elétrico e o intercâmbio cultural Salvador–Londres, que busca conectar a festa de Salvador ao Carnaval de Notting Hill, um dos maiores festivais de rua da Europa e símbolo da cultura afro-caribenha no Reino Unido, realizado todos os anos, no final de agosto, no bairro londrino.
“Salvador é essa cidade multicultural, inclusiva e profundamente conectada com a sua herança africana. Poder construir essa ponte com o British Council, organização internacional do Reino Unido, fortalece ainda mais os nossos projetos e amplia o alcance da cultura da nossa cidade no mundo. Estamos dialogando para desenvolver ações conjuntas na economia criativa e na sustentabilidade, com foco em inovação, intercâmbio e legado. Não se trata de uma ação pontual para o Carnaval, mas de uma estratégia estruturante”, destacou Ana Paula Matos.
O projeto de criação do primeiro trio 100% elétrico do mundo visa reduzir os impactos ambientais do Carnaval de Salvador e gerar um legado sustentável. Para isso, será realizado um intercâmbio técnico entre engenheiros brasileiros e britânicos, além do desenvolvimento de um protótipo e da articulação com órgãos municipais e parceiros institucionais. A perspectiva é implementar a iniciativa a partir de 2027.
“A parceria entre Salvador e o British Council reafirma nosso compromisso com uma agenda internacional que une cultura, inovação e sustentabilidade. Iniciativas como o desenvolvimento do primeiro trio 100% elétrico posicionam Salvador como referência em soluções sustentáveis para grandes eventos, especialmente o nosso Carnaval, que é um ativo cultural e econômico estratégico", disse Ivan Euler.
Baiana System – Neste sábado (14), a Prefeitura e o Conselho Britânico, em parceria com a banda Baiana System, vão promover uma ativação de economia circular durante a passagem do Navio Pirata no Circuito Osmar (Centro). A iniciativa inclui a coleta de resíduos recicláveis e orgânicos, o recolhimento de azeite de dendê, além de ações de compensação de carbono, como o plantio de 1,5 hectare de árvores em comunidades quilombolas e a distribuição de composteiras para terreiros de candomblé.