Colunistas / Política
Tasso Franco

OLÍVIA É LANÇADA OFICIALMENTE COMO NOME A PREFEITA PARA ANÁLISE COMITÊ

Olivia Santana é o primeiro nome oficialmente lançado como pré-candidata a prefeita de Salvador, em 2024
21/07/2023 às 11:03
    Segundo nota que postou nas redes sociais, hoje, a deputada estadual Olívia Santana diz que seu partido "decidiu apresentar o meu nome à Federação Brasil da Esperança e ao Conselho político do governador Jeronimo para ser pré-candidata a prefeita de Salvador". Ainda, de acordo com a postagem, a deputado comentou que se sente "honrada e pronta para a tarefa".

  A decisão do Partido Comunista do Brasil passa, portanto, por uma instância preliminar antes da sua possível pré-campanha ir às ruas, isto é, uma apresentação do nome ao comitê político da base goversnita que é presidido pelo governador. Agora é esperar a decisão do comitê se vai acatar o nome de Olívia ou se nada falará ou vetará.

  Nos bastidores, o que se sabe até agora da corrida pela sucessão de Bruno Reis, no lado da oposição ao prefeito, é o desejo dos partidos que a integram lançarem um ou mais candidatos, no primeiro turno, e se unirem no segundo turno. Mas, até agora, o dono da bola, Jerônimo Rodrigues, o governador, nada comentou, ainda.

  Há, no âmbito do PT, uma movimentação deste partido em ter candidato próprio na capital e neste final de semana haverá uma reunião da Executiva, em Salvador, o que Éden Valadares, o presidente, está classificando de Encontros Regionais para debater as eleições municipais de 2024. Já aconteceram alguns encontros desses no interior e, em Conquista e em Feira, o PT lançou os pré-candidatos a prefeitos Waldenor Pereira e Zé Neto, ambos deputados federais.

  Na capital, o PT fala nos bastidores no nome do deputado estadual Robinson Almeida, aliado de Jaques Wagner, e a deputada Lidice da Mata (PSB), também jornalisticamente falando, já disse que seu partido tem 3 nomes à disposição para análise do comitê: o dela, o do vereador Silvio Humberto e do presidente da Conder, José Trindade.

  Fala-se, também, que Trindade seria o nome que o chefe da Casa Civil, Rui Costa, gostaria que fosse o candidato, mas, até agora, Rui também não se manifestou oficialmente. Também diz-se que, em sendo Trindade, este mudaria do PSB para o PT. 

  Os outros partidos (exceto Otto Alencar, cacique do PSD) já se manifestaram com o nome, por ora, do deputado federal Isidório, o qual, se colocou como alternativas para Salvador e/ou Candeias; e o MDB sinaliza o nome do vice-governador Geraldo Jr.

  O cacique do MDB, Geddel Vieira Lima, em recente entrevista disse que não se pode criar uma nova Denice Santiago (candidata de Rui Costa para o PT derrotada por ACM Neto no último pleito). Para os entendedores da política mandava um recado para Rui, que, a rigor, hoje, é a maior liderança do PT e presumivelmente quem manda, colocando, assim, a alternativa Geraldo Jr, ex-vereador da capital e ex-presidente da Câmara. 

  Oficialmente, pois, o pré-nome colocado é o de Olivia Santana. De acordo com o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, o nome de Olívia está “sendo discutido pela federação”. Já para o deputado federal, Daniel Almeida, “o [nome de Olívia] que melhor reúne condições e com viabilidade eleitoral para o pleito”.

  Agora, o nome de Olívia segue para análise do conselho político da Federação , passando pelo governador Jerônimo Rodrigues, senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além dos demais integrantes do conselho. Nas últimas eleições estaduais, em 2022, Olívia conquistou a reeleição, sendo a segunda deputada mais votada e obteve, só na capital, 56.119 votos em sua reeleição como deputada, ficando em primeiro lugar.

  Portanto, Olivia é um nome de peso. Entre os comunistas admite-se que se o Comitê não aprovar seu nome como única no primeiro turno, ela arriscará assim mesmo. Do ponto de vista político, em si, não tem nada a perder. Mas, no plano político eleitoral, o PCdoB integra o governo Jerônimo ocupando alguns cargos inclusive uma secretaria com Davidson Magalhães.

  O andor Olívia tem que seguir adiante com bastante cautela sem melindrar os caciques mores do Comitê, a saber, Rui Costa, Jaques Wagner e Jerônimo Rodrigues sendo que, desde a última eleição, há muma dobradinha Rui+Jerônimo. (TF)