O prefeito de Salvador, João Henrique, informou hoje (10), em reunião com os secretários, que iniciará um processo de diálogo com a Câmara Municipal do Salvador e da sociedade civil organizada para, através da Sucom, promover um Plano de Zoneamento do Carnaval.
"A intenção é um melhor aproveitamento de forma democrática dos espaços nos circuitos do Carnaval, criando soluções que vão beneficiar o folião, o ordenamento do comércio, enfim, um marco legal onde os locais onde ocorre o Carnaval terão um planejamento de ocupação do solo. É uma ação de planejamento urbano.
"Todos sairão ganhando e, principalmente, a razão de ser do Carnaval, o folião ", frisou JH. Serão consultados o órgão que operacionaliza o Carnaval, a Saltur, assim como outros envolvidos, como a Sesp. O folião pipoca vai ter mais espaço e as estruturas privadas continuarão funcionando.
"Os espaços do Carnaval precisam de uma ocupação mais inteligente. Por exemplo, muitas famílias de vendedores das barracas têm dormido em locais improvisados no Circuito do Carnaval. Podemos procurar locais no entorno para abrigar estes trabalhadores de maneira mais digna. Este Plano de Ordenamento do Solo no Carnaval é uma iniciativa que vai envolver a Câmara Municipal e os diversos segmentos envolvidos no Carnaval. Todos sairão ganhando e, principalmente, a razão de ser do Carnaval, o folião", frisou Cláudio Silva, superintendente da Sucom.