Shows

SHOW DO SENEGAL A BAHIA COM SENNY CAMARA E MÁRCIA SHORT NO PELÔ

De 7 a 9 de novembro
Da Redação ,  Salvador | 07/11/2025 às 10:07
Senny
Foto: Caio Diniz

O segundo dia do Festival Nosso Futuro no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador, nesta quinta-feira (6). O público assistiu de perto ao show que reuniu Senny Camara, cantora e harpista senegalesa radicada na França, e Márcia Short, uma das grandes vozes da música baiana. O encontro marcou uma noite de contemplação do diálogo entre África e Bahia, não apenas pela sonoridade, mas pelo sentimento de pertencimento e continuidade.

A abertura do festival, realizada na quarta-feira (5), contou com a presença do presidente francês Emmanuel Macron e apresentou Salvador como ponto de convergência entre Brasil, França e o continente africano. Nesta quinta, a energia ganhou um tom ainda mais próximo e simbólico com o espetáculo que colocou duas mulheres negras no centro da cena, conectando tradições, memórias e linguagens.

Uma das vozes mais reconhecidas da Axé Music, Márcia Short abriu a noite com sua presença marcante. Integrante da Banda Mel e dona de uma trajetória que atravessa carnavais, trios elétricos e projetos de celebração à música afro-baiana, Márcia trouxe ao palco um repertório que passeou entre samba-reggae e MPB, reafirmando o peso histórico da música produzida na Bahia.

+ Sobre o Festival: O Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África faz parte da Temporada França–Brasil 2025, iniciativa que realiza a circulação de projetos culturais entre os dois países e a África, fortalecendo diálogos artísticos, históricos e educativos. Durante o festival, Salvador recebe exposições, filmes e shows que destacam a diversidade e a riqueza das culturas africanas e afro-brasileiras.

No centro do festival, está o Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África – Nossos Lugares em Partilha, que oferece um espaço de reflexão e ação, onde 300 jovens e figuras importantes da África, Europa e Brasil se encontram para discutir a cidade inclusiva e sustentável do futuro: justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero, culturas afrodescendentes. 

O festival foi organizado pelo Institut français e pela Embaixada da França no Brasil no âmbito da Temporada França-Brasil 2025, em parceria com o Governo Federal Brasileiro (Ministério da Cultura), Universidade Federal da Bahia, Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Accor, Aliança Francesa, Salvador Bahia Airport, CUFA Brasil e CUFA França, a Fundação de Inovação pela Democracia, o Conselho Geral de Seine Saint-Denis, a Cidade e a Metrópole de Montpellier, a Cidade de Paris, a Cidade de Saint-Ouen.

- Dia 07/11 - Memórias para o futuro
14h - Josépha (13’) / Baile na poeira (88’)
15h - Mesa 1: Quais memórias para o futuro? Convidados: Detoubab Ndiaye (UNEB), Eumara Maciel (UFBA) e Marcelo R. S. Ribeiro (UFBA).
16h - Black Barbie (4’) / Nós, estudantes! (82’)
19h - Samba o grande (14’) / Nacionalidade do imigrante (70’)
Sala de Cinema Walter da Silveira
13h - Lamb (18’) / Njangaan (87’)
15h - África sobre o Sena (21’) + Mesa Redonda 1
17h - Doubout (20’) / Você morrerá aos 20 (105’)
Saladearte Cinema da UFBA
- Dia 08/11 - Histórias para o futuro
14h - Mångata (15’) / Casablanca beats (97’)
15h - Pescadoras em rede: as mulheres da Gamboa de Baixo (14’)
15h - Mesa 2: Quais histórias para o futuro? Convidados: Lucas Ribeiro Sousa (Trama), Matheus Araújo dos Santos (UFRB) e Francisco Alves Junior (UFBA).
16h - Eu prometo o paraíso (25’) / Cabo de guerra (92’)
19h - O franco (45’) / A pequena vendedora de sol (45’)
Sala de Cinema Walter da Silveira
- Dia 09/11 - Histórias para o futuro
14h - Um camelo (14’) / Cordeiro (94’)
16h - Garibou (20’) / A vida é bela (83’)
19h - Micro-ônibus (8’) / À sombra das figueiras (92’)