O bloco Olodum encerrou a sua participação no carnaval na terça-feira (08), homenageando as mulheres pelo dia internacional dedicado a elas. Sob o comando de Nadjane Souza, a maior banda percussiva do mundo sacudiu o Campo Grande ao som do samba-reggae.
No trio, uma homenagem mais do que justa a três mulheres fortes que conquistaram espaço em ambientes tradicionalmente ocupados por homens. As homenageadas foram: Lia, percussionista do Olodum há vinte e três anos; a delegada Marita Souza, responsável pela delegacia de proteção ao turista (Deltur), localizada no Pelourinho; e a senadora Lídice da Mata.
"Fui a primeira mulher a ser prefeita de Salvador e agora estou muito contente em ser a primeira baiana a ocupar espaço no senado", disse a senadora, veterana em carnavais com o Olodum.
Após a saudação às mulheres, Lucas di Fiori e Mateus Vidal assumiram o comando da banda Olodum para incendiar a avenida. Por cerca de cinco horas, os grandes sucessos do ‘afro do Pelô' embalaram uma multidão que acompanhava o bloco. No ano em que o Olodum apresentou o tema "Tambores, papiros, twitter - a história da escrita" para ressaltar a importância da comunicação, não faltou interação entre a banda e o público. No chão e nas sacadas das casas as manifestações de carinho foram constantes.
O clima de paz e amor reinou durante todo o percurso e o carnaval do Olodum foi encerrado no Pelourinho, onde tudo começou. Agora, é só esperar 2012 chegar para que uma nova história seja escrita.