VIDE
Segundo assessoria do IPAC, lugar seguro para brincar é no Pelourinho
Foto: Carlos Alcântara
Hoje, (07), a programação do Carnaval do Pelô 2011 começa cedo! A partir das 13h30 Tio Paulinho sobe ao palco da Praça das Artes e mais tarde, às 15h, tem o Grupo Filó além de diversos DJs, integrando a programação do Baile Infantil, que oferece distração e alegria para as crianças e para os pais que preferem a tranquilidade do Centro Histórico.
O carnaval infantil acontece na Praça das Artes, local seguro e com acesso confortável, já que o local está implantado na parte superior de um estacionamento com 200 vagas para carros e mais 20 para motos. O estacionamento é pago, com entrada controlada por seguranças na Baixa dos Sapateiros, e é o primeiro parking de carros para quem vem do Aquidabã. A praça também tem acesso para pedestres pela Rua Gregório de Mattos que fica entre a Rua das Laranjeiras e o Largo do Pelourinho, mesma via onde estão as sedes do Olodum e dos Filhos de Gandhy.
A praça surgiu a partir da derrubada de antigos prédios em ruínas entre a Avenida José Joaquim Seabra (Bx.Sapateiros) e o Pelourinho, durante a recuperação do Centro Histórico de Salvador nas décadas de 1980 e 1990. Hoje, a praça é ampla, com bancos, jardins suspensos e à céu aberto com bela vista para os bairros da Saúde e Nazaré (veja fotos).
"Convoco a criançada e seus familiares a comparecer a esse projeto maravilhoso destinado aos pequenos foliões. Já virou tradição esse espaço e é um diferencial de diversão não só para os pequenos, mas também para os que desejam outra opção aos circuitos oficiais. Temos que manter viva a tradição no Pelô, que agrega famílias e encanta os turistas", afirma Tio Paulinho. A Praça das Artes é o único local especialmente destinado pelos poderes púbicos para o Carnaval Infantil na cidade, tendo programação à cargo da prefeitura municaipal.
Além do Tio Paulinho, o grupo Filó apresenta peça e recreação. Criado pela atriz, diretora e dançarina formada pela Universidade Federal da Bahia, Tereza Oliveira, o grupo que é muito elogiado por seus aspectos educativos e artísticos tem objetivo principal de fazer atuação cênica multicultural com atores, dançarinos, músicos, artistas populares e artistas plásticos.