Shows

COGEL OFERECE ACESSO GRATUITO A INTERNET SEM FIO DURANTE CARNAVAL

VIDE
| 06/03/2011 às 09:27

Quem estiver em qualquer um dos três circuitos do Carnaval de Salvador 2011, Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho), de posse de um celular, smartphone, netbook, notebook ou qualquer outro equipamento com tecnologia wireless tem acesso gratuito à internet banda-larga. Basta acessar a rede sem fio (wireless) COGELCARNAVAL2011 e navegar no ciberespaço em plena folia

Promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), o Carnaval Digital democratiza o acesso à internet em rede pública aberta, durante a festa. São 50 pontos de rádio conectados por fibra ótica, que a até a quarta-feira de cinzas, estarão transmitindo o sinal que abre as portas da internet aos foliões.

 "Os profissionais da imprensa podem atualizar suas matérias sem precisar sair dos circuitos. Pelo celular, o folião acessa seu blog ou twitter e pode contar histórias em tempo real. Se preferir pode enviar e ler mensagens e fotos. Postar vídeos da hora no youtube. A maior festa popular do planeta fica ainda maior ao se propagar pelo mundo virtual da internet", diz o presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho.

Em 2010, quando houve a estreia do Carnaval Digital, foram realizadas 183.223 conexões à rede pública aberta. Para o diretor-presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho, a oferta gratuita de acesso à internet sem fio aos foliões no ano passado foi acima das expectativas.

 "Registramos conexões por smartphones, Iphones, notebooks, netbooks e até de computadores pessoais de residências próximas aos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Os foliões conectaram na rede da rua e de casa ou hotéis, gerando um tráfego intenso de dados, com envio de mensagens, fotos e vídeos", informa Nailton.


VIDEOMONITORAMENTO


O acesso gratuito à internet sem fio se soma ao sistema de videomonitoramento,   que também está cobrindo os três circuitos da folia, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos e dar maior segurança à festa.

Nos três circuitos do Carnaval estão instaladas 30 câmeras de alta definição, com zoom que dá visibilidade a um objeto numa distância de oito quilômetros. Outras 16 câmeras estão espalhadas pela cidade, inclusive no Terminal Turístico do Porto de Salvador, onde se esperam a chegada de milhares de turistas nos próximos dias.

 "Com o sistema de videomonitoramento está sendo possível controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber em tempo real a ocorrência de qualquer problema que venha ocasionar a paralisação do desfile", explica Nailton Lantyer Filho. Segundo ele, na quebra de algum trio ou carro de apoio, imediatamente, será possível adotar soluções para não prejudicar a folia.

O sistema de videomonitoramento está facilitando a fiscalização dos transportes durante o Carnaval. A Transalvador tem uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito e fiscalizar as paradas de ônibus e taxis.

A localização de concentrações irregulares de ambulantes também é possível, permitindo uma ação rápida dos fiscais da Sesp, bem como dos prepostos da Sucom, nos casos de edificações e propaganda irregulares nos circuitos.

Outro aspecto bastante positivo do sistema de videomonitoramento do Carnaval é a colaboração para a segurança da festa. "Na nossa central de videomonitoramento, que funciona na sede da Cogel, em Ondina, além de representantes de diversos órgãos municipais, há a presença de prepostos da Polícia Militar", informa o presidente da Cogel.