Cento e duas pessoas já passaram pelos postos do IBR, em Ondina, e Colégio Apoio, no Corredor da Vitória, para realizar o teste rápido para detecção do HIV. Um turista do Rio Grande do Sul teve o diagnóstico confirmado A atividade integra o projeto Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza no Carnaval de Salvador pelo terceiro ano consecutivo.
O objetivo da campanha é chamar atenção para a importância da detecção do HIV. O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.
O serviço estará disponível até o dia 8 de março, das 09 às 17 horas. Quem realiza o teste conta com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que é mantido em sigilo pelos profissionais de saúde.
Com o fim do Carnaval, o teste poderá ser feito gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais (CTA), que funciona nos Dendezeiros. Trata-se de uma unidade básica de saúde que oferece diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada, acompanhado de aconselhamento como estratégia para fortalecer as práticas seguras de prevenção, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão das DST/Aids.
No Carnaval do ano passado, mais de 2.200 pessoas passaram pelos postos do Projeto Fique Sabendo, onde buscaram orientações e preservativos. Destas, 545 realizaram testes rápidos para detecção do HIV, sendo que seis tiveram o diagnóstico confirmado. Elas foram encaminhadas para serviços especializados e passaram a ser acompanhadas pela Secretaria Municipal da Saúde.