O carnaval baiano começa este domingo, dia 27 de fevereiro, no Recôncavo. Maragojipe, conhecida pelas máscaras e caretas que tornaram a festa na cidade patrimônio imaterial do estado, abre a festa com o grito de carnaval neste fim de semana. É uma prévia da folia tradicional, que começou há mais de 300 anos. Na sexta-feira, dia 4 de março, é a vez da saída do Bloco das Almas. São pessoas todas vestidas de branco, com o rosto coberto por um capuz, que levam velas e acordam os moradores e visitantes anunciando que o carnaval está chegando. A brincadeira remete aos folguedos de moradores de cidades europeias na Idade Média.
Em Maragojipe não há exatamente um circuito, já que as principais ruas e becos da cidade são tomadas pelas apresentações espontâneas dos grupos que encaram o forte calor com ricas fantasias. A criatividade do povo do lugar - que é extremamente receptivo aos visitantes - é a grande estrela da festa.
Patrimônio - Com suas marchinhas carnavalescas e grupos fantasiados, o carnaval de Maragojipe foi tombado como patrimônio imaterial da Bahia no ano de 2009 e já recebeu vários outros prêmios. As máscaras são feitas de tecido, plástico e papel machê, com muitas cores e formas. A beleza plástica das expressões das ruas tem atraído cada vez mais fotógrafos que formam um bloco à parte, registrando o brilho do colorido sob o forte sol da Bahia.
Sala de imprensa - Este ano, a Prefeitura de Maragojipe preparou uma sala de imprensa com 80m2 na Casa de Cultura, bem no centro da cidade quase em frente à Igreja Matriz, que vai abrir das 10 horas da manhã às 3 da madrugada. O local tem internet wireless, impressoras, fax e climatização para contribuir na infraestrutura das equipes de jornalismo. A prefeitura também vai oferecer coffee break e almoço para a imprensa em todos os dias de carnaval.
Sobre Maragojipe - Localizado na região do Recôncavo Sul, o município de Maragojipe tem grande parte da sua área na Baía de Todos os Santos, à margem direita do estuário do Rio Paraguaçu. A cidade fica a duas horas de carro de Salvador e é possível também chegar de barco. Além das festas, a cidade também tem ótima gastronomia.