Shows

DOCUMENTÁRIO SOBRE CARNAVAL DE MARAGOGIPE NA TVE DIAS 13 E 20/2

VIDE
| 10/02/2011 às 13:20

No Ilê das Máscaras é um retrato do carnaval de Maragojipe, festa do Recôncavo reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia. Dividido em duas partes, o documentário mostra o lado do colorido das máscaras e caretas, mas também a história e a tradição que existem na festa. Personagens e casos curiosos são apresentados para narrar fatos que vão além da alegria dos foliões, como a luta contra opressão, a comemoração do fim de guerras e a irreverência como instrumento de contestação.


O documentário foi produzido pela Casa do Verso com direção e roteiro de Antonio Pastori, que conhece em detalhes o povo de Maragojipe e suas festas. O filme traz depoimentos de Rosa Vieira de Mello, Edil Pacheco, Jorge Ramos e Benedito Souza e cidadãos maragojipanos responsáveis pela beleza única da festa. É também a oportunidade de ver dois importantes personagem que falecidos em 2010: o músico Didi da Baiana e o historiador Ronaldo Souza.


O Carnaval de Maragojipe, tombado como Patrimônio Imaterial do Estado, foi premiado também como destaque na produção cultural da Bahia em 2010. Um dos aspectos curiosos do documentário é a "aparição" das Almas Maragojipanas. O folguedo é inspirado em lendas medievais e reproduz as primeiras brincadeiras praticadas pelo povo brasileiro na época que antecedia a Semana Santa nos tempos coloniais. No Ilê das Máscaras mostra pela primeira vez na televisão brasileira esta manifestação cultural.


Um trabalho de pesquisa intenso mostra as influências das máscaras africanas, indígenas e as tradições europeias no seio farto do recôncavo baiano. Fatos pitorescos como um ocorrido na Segunda Guerra Mundial, performances de atrizes maragojipanas a textos adaptados da obra de Gregório de Mattos, além de um passeio musical por sucessos carnavalescos também são ingredientes preciosos na produção.


A musicalidade do Recôncavo é ponto forte do documentário. O samba de roda é mostrado por diversos grupos que se apresentam durante o carnaval. As marchinhas que fazem sucesso nas ruas, cantadas pelos maragojipanos e visitantes também estão registradas. Utilizando uma variedade de linguagens do audiovisual, No Ilê das Máscaras mostra uma ampla gama de manifestações populares que se unem durante o carnaval. É uma viagem também aos carnavais da geração que já curtia a festa na década de 1970.


A primeira parte será exibida no dia 13 de fevereiro e a segunda no dia 20, sempre às 19 horas.