Veja
Uma reunião bipartite, envolvendo secretarias e órgão da Prefeitura de Salvador e do governo da Bahia, na manhã desta quinta-feira, deu início aos últimos ajustes para a atuação coordenada do poder público no Carnaval 2011. Realizado na Agencia Geral de Comunicação (Agecom) do governo estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o encontro de trabalho serviu para a definição dos subgrupos que ficarão responsáveis pela programação oficial, pelas ações de saúde, pela comunicação e pela infraestrutura. No caso da segurança, a coordenação está sendo feita pela Secretaria de Segurança Pública em articulação com a Guarda Municipal.
No caso da programação do Carnaval, que inclui patrocínios de trios, entidades e palcos nos bairros, o subgrupo partirá de definições do Conselho do Carnaval e será composto por integrantes da Saltur - Empresa de Turismo de Salvador, da Bahiatursa e da Secretaria de Cultura do Estado. A intenção é que haja uma sinergia entre os agentes envolvidos, evitando a sobreposição de ações e permitindo a otimização de recursos. O subgrupo também ficou responsável por fechar a programação da abertura do Carnaval, no Campo Grande.
Na saúde, a Prefeitura e o governo estadual definiram que a atuação coordenada seguirá o modelo adotado em anos anteriores, com a estrutura municipal instalando postos de pronto atendimento em áreas estratégicas dos circuitos e o governo do estado reforçando a estrutura de atendimento emergencial nos hospitais. Ambulâncias do SAMU e das unidades estaduais ficarão a disposição para a necessidade de transporte de pacientes. Também haverá campanhas de prevenção à AIDS e de combate ao mosquito causador da dengue.
Na comunicação, as ações integradas buscam aliar a preocupação de garantir um bom receptivo a jornalistas especializados da imprensa nacional e internacional com as necessidades de estrutura da imprensa geral e das agências de comunicação municipal e estadual. Também ficou de ser discutida também a possibilidade de atuação integrada do Disque 156 da Prefeitura e do call center da Bahiatursa, que estará apto para prestar informações em 12 idiomas durante o período de folia.
No caso da segurança, a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) apresentou a possibilidade de integrar um pool de vigilância eletrônica com a participação da central de monitoramento da Prefeitura, localizada em Ondina. A central conta com câmeras de alta definição espalhadas por vários pontos da cidade, ajudando a monitorar o trânsito, o ordenamento de ambulantes e a limpeza pública, além de colaborar com a segurança pública.
A reunião contou com a presença de representantes das secretarias de Cultura, Saúde, Turismo, Serviços Públicos, Comunicação, Transportes e Infraestrutura, além das empresas de turismo Bahiatursa e Saltur.