Shows

ESTADO FAZ ACORDO AMIGO DA ONÇA COM PREFEITURA PARA TAREFAS CARNAVAL

Veja
| 28/12/2010 às 18:06
Secult fica com filé e a Saltur e Concar com o contra-filé
Foto: Carol Garcia

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a Empresa de Turismo de Salvador (Saltur) e o Conselho Municipal do Carnaval (Concar) assinaram na manhã desta terça-feira (28) o termo de compromisso que define as atribuições de cada órgão na realização do Carnaval de Salvador em 2011. O termo foi assinado pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, e o presidente do Concar, Fernando Bulhosa.

No encontro, realizado no Palácio Rio Branco, ficou definido que a Secult vai promover o Carnaval Ouro Negro, o Carnaval do Pelô e o Carnaval Pipoca, com a contratação de trios e atrações. A Saltur vai contratar trios e palcos, programar e fiscalizar as apresentações nos circuitos tradicionais da folia e nos bairros. Já o Concar vai selecionar os artistas e grupos musicais que serão contratados para a festa.

Meirelles destacou a importância desse prévio acordo para que a festa transcorra com tranquilidade. "Estamos fazendo o papel do Estado, que é de ajudar a organizar as coisas. Esse termo define o papel de cada um, porque, às vezes, as coisas ficam combinadas, mas na hora surge a dúvida. E o Carnaval, apesar de parecer uma festa espontânea, precisa ser muito bem organizado, e com esse documento os três entes se comprometem com isso".

Bulhosa disse que o termo é a prova da união e do esforço de todos para que a festa seja organizada e representa uma iniciativa inovadora. "Esse termo é fantástico para o Carnaval, porque simboliza a unidade dos órgãos que fazem a festa, com cada um assumindo sua responsabilidade".

Projetos

O secretário de Cultura falou sobre o andamento das ações da Secult na festa, com a realização do Carnaval Ouro Negro, por exemplo, que, além de recursos para o desfile, promove a capacitação dos gestores das instituições de matriz africana, e do Carnaval Pipoca, que é onde 60% dos soteropolitanos brincam.

"Estamos incentivando a diversificação com o Carnaval Pipoca e o fortalecimento das raízes com o Carnaval Ouro Negro, um trabalho que começou há três anos e já mostra bons resultados", afirmou Meirelles.

A Secretaria de Cultura também se compromete a realizar a cobertura do Carnaval por meio da TVE, que vai transmitir todos os dias da festa nos seus principais circuitos. Já o presidente da Saltur explicou que serão montados palcos em seis bairros de Salvador (Liberdade, Cajazeiras, Plataforma, Periperi, Itapuã e Pau da Lima), além do palco do rock, em Piatã. "Teremos shows com cinco a seis atrações por noite, de sábado a terça-feira".