Shows

COELBA PROMETE REDUZIR RISCOS ACIDENTES DOS TRIOS COM REDE ELÉTRICA

vide
| 01/12/2010 às 10:22
Reunião com direção da Coelba, secretários e o vice Edvaldo Brito
Foto: SECOM

No próximo carnaval diminurá o perigo de acidente envolvendo os trios elétricos e a rede de energia. Essa foi a principal decisão tomada no final da tarde de ontem (30) pelo vice-prefeito Edvaldo Brito e o presidente da Coelba Moisés Sales, em reunião realizada no gabinete do vice-prefeito, que contou também com as presenças do secretário municipal de serviços públicos Fábio Mota, do presidente da Cogel, Naylton Lantier Filho e de técnicos municipais e da empresa de energia elétrica.


A intervenção será feita em 19 pontos da rede que cortam as ruas e avenidas dos circuitos do Campo Grande e da Barra/Ondina. As obras começam imediatamente para que no dia 3 de março, abertura oficial do carnaval em Salvador, não exista mais a preocupação dos trios terem pessoas somente para levantar os fios, evitando choques elétricos ou um desastre maior. A partir de agora, fica proibida a colocação de novas "travessias", como são chamados os fios que cruzam as ruas. A proibição vale também para os camarotes. Os custos do investimento, orçado em R$ 3,3 milhões, serão divididos entre a Prefeitura e a Coelba.


Outras providências 

Na reunião, ficou acertado também que a Sucom somente fornecerá o alvará a camarotes que tenham o projeto elétrico aprovado pela Coelba. Os camarotes devem especificar onde estarão instalados os seus geradores para que não haja invasão do espaço público. A Coelba fornecerá à Prefeitura o mapa das caixas subterrâneas de passagem de dutos para orientar a liberação dos equipamentos do carnaval, inclusive o estacionamento dos caminhões das redes de tv. A Prefeitura, por sua vez, vai entregar à empresa de energia elétrica o mapeamento dos camarotes para orientar a fiscalização, que será feita em conjunto com a Sucom.


Outra preocupação é com as árvores que estão nos circuitos e representam perigo para quem utiliza os seus galhos para participar da folia, correndo o risco de acidentes, como sofrer um choque elétrico que pode ser fatal. Para evitar isso, as árvores serão podadas e haverá fiscais para evitar que alguém suba nos seus galhos durante o carnaval.


A Coelba vai trocar a rede energia da Rua Carlos Gomes para o tipo "spacer", que é compacto, com pouco perigo de acidente e que tem menor risco de desligamento. Vai também trocar a rede da praça de Ondina, onde fica a quadra de esportes, colocando toda a fiação subterrânea. O presidente da empresa, Moisés Sales, comemorou o resultado da reunião: "envolvendo secretários e o presidente da Coelba, com o próprio vice-prefeito coordenando, fez com que as decisões fossem tomadas com muito mais rapidez, atendendo a reivindicações antigas, como a de eliminar as travessias. E todo esse trabalho fará com que a empresa dimensione melhor suas redes, evitando o risco de desligamentos e acidentes". Edvaldo Brito também comemorou: "com essas ações estamos ganhando tempo, antecipando a solução de problemas e garantindo uma festa cada vez melhor para o principal interessado, que é o folião, como planeja o prefeito João Henrique".