Shows

COGEL VAI MONTAR 30 CÂMARAS DE MONITORAMENTO DA VIOLÊNCIA NO CARNAVAL

vide
| 18/11/2010 às 22:15
A reunião foi presidida pelo vice-prefeito Edvaldo Brito
Foto: SECOM

  Nesta quinta feira (18.11) foi realizada uma reunião para discutir o Carnaval, coordenada pelo vice-prefeito Edvaldo Brito no auditório do Previs. Presentes cerca de 30 gestores municipais, entre eles os secretários de Serviços Públicos, Fábio Mota, do Trabalho e Assistência Social, Marcelo Abreu, o superintendente da Sucom, Cláudio Silva, o subsecretário da Defesa Civil, Osny Santos, o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, e o presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho.


O destaque foi a finalização do projeto de videomonitoramento, apresentado pela Cogel, que vai utilizar 30 câmeras na cobertura de todos os circuitos da folia. As imagens em alta definição poderão ser acompanhadas na Central de Gestão, nas ilhas de serviços municipais e no quartel da Polícia Militar, além das centrais de monitoramento da Cogel e do governo estadual. Ou seja, serão muitas pessoas observando tudo o que acontece no carnaval para prevenir ou punir abusos, principalmente a ocorrência de violência.

Além das câmeras, a Cogel vai oferecer o serviço de telefonia VoIP e conexão com a internet para toda a estrutura da prefeitura. A internet sem fio será também disponibilizada para foliões e moradores em todos os circuitos.


Resíduos dos trios - Durante a reunião, foi levantada a possibilidade de criação de novos pontos de descarte de resíduos dos trios elétricos, pois tem acontecido de excrementos serem jogados nas ruas porque os recipientes transbordam. Existem hoje quatro pontos de descarte no circuito da Barra e seis no circuito do Campo Grande. O problema pode estar acontecendo porque os blocos estão declarando a presença de menos foliões do que realmente existem, provocando o transbordamento antes do ponto de descarte.


Para garantir o descarte de resíduos sem prejudicar a festa, está marcada uma reunião com a direção da Embasa. Na pauta, estudar a possibilidade de serem criados novos pontos no sistema de esgotos dos dois circuitos. Na mesma reunião vai estar também a direção da Coelba, para fazer uma avaliação do carnaval passado e estudar uma forma de evitar que quedas de energia aconteçam durante a folia.


Em relação ao número declarado de foliões, a coordenação do carnaval estuda a possibilidade de utilizar um software que faz a contagem de pessoas num determinado local, como já existe em shoppings e estações de metrô. O programa funciona acoplado a câmeras, e podem ser utilizadas as já existentes nos circuitos. "Por enquanto são apenas sugestões que vamos discutir com todos os interessados para garantir um carnaval de paz, segurança e, principalmente, de satisfação do folião", declarou o coordenador geral da festa, o vice-prefeito Edvaldo Brito.