Até o final de novembro devem ser decididos os detalhes sobre a abertura do Carnaval 2011. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, está no papel um projeto para que a folia de Momo comece com uma festa no Largo do Pelourinho. Como o tema este ano é percussão, a ideia é montar um encontro percussivo que reúna artistas consagrados da música baiana.
Sobre a abertura do Carnaval, Tinoco afirma que equipes da Saltur trabalham na preparação do evento. Entre os artistas cotados para o encontro percussivo estão Carlinhos Brown, Márcio Victor (Psirico), Olodum e percussionistas da Didá.
Este ano, a entrega das chaves da cidade foi no Campo Grande, graças às comemorações pelos 60 anos do trio elétrico. Nos quatro anos anteriores, aconteceu em bairros populares como forma de estimular o Carnaval fora dos circuitos oficiais.
"Estamos em fase de articulação para colocar tudo em prática, mas depende também da agenda dos artistas. Será ótimo, por exemplo, se juntarmos Carlinhos Brown e Márcio Victor, que são importantes nomes da percussão na Bahia", comenta Tinoco. Há previsão também que alguns nomes sejam homenageados, como Neguinho do Samba.
Estrutura
A previsão é de que, em 15 dias, os técnicos da Saltur terminem o projeto que define os modelos de camarotes e arquibancadas. "Queremos valorizar os blocos que desfilam com alegorias, como os afros. São atrações que precisam de uma passarela e o Campo Grande é ideal por ser o melhor espaço de projeção do Carnaval", completa.
Já o Palco do Samba, que este ano foi montado na Cruz Caída (Pelourinho), deve ser transferido para a Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo, e ganhará o nome de Praça do Samba.