O coordenador geral do carnaval 2011, Edvaldo Brito, vice-prefeito da capital, iniciou hoje uma nova fase na organização da festa, ao declarar que, a partir de agora, todos os órgãos responsáveis pela folia passam a estar em "reunião permanente". No seu gabinete, reuniram-se diversos gestores municipais discutindo vários aspectos da festa.
O videomonitoramento foi um sucesso no carnaval passado e já está decidido que será ampliado em 2011, com a instalação de várias câmeras em lugares estratégicos dos diversos circuitos, em muitos pela primeira vez. Através dessas câmeras, foi possível em 2010 evitar ilicitudes de diversas naturezas na folia e coibir a ação de marginais, levando muitos a serem detidos através do videomonitoramento, numa diminuição considerável nos índices de violência.
Na próxima semana será concluído o levantamento do pessoal necessário para trabalhar na festa do próximo ano. Cada secretaria municipal vai entregar um estudo sobre as ações programadas e os profissionais envolvidos. Também está prevista a substituição de boa parte da fiscalização por tecnologia. Para se ter uma idéia, a Sucom teve 700 funcionários trabalhando na fiscalização em 2008. No último carnaval foram apenas 170, número que pode diminuir mais ainda graças à tecnologia.
Ficou decidido também que a Gestão do Carnaval e a Sala de Imprensa no Campo Grande estarão integradas ao conjunto de camarotes e arquibancadas. "Faltam ainda quatro meses para o carnaval, mas não podemos ser surpreendidos por qualquer situação, o que torna necessário esse regime de reunião permanente para que o carnaval de 2011 seja tão bem sucedido quanto o que passou", declarou o vice-prefeito.