vide
Milhares de pessoas durante os shows
Foto: Wender Roberto
Semana do saco cheio movimenta Porto Seguro, diante do recesso para muitos colégios até a próxima sexta, dia do professor.
Felipe Regis do Amaral Santos, de 17 anos, aluno do segundo ano do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, participa do saco cheio. Felipe vai prestar vários vestibulares como treineiro e diz que tem estudado bastante para conseguir uma boa pontuação.
"Acho que viajar prejudica, sim, o ritmo dos estudos porque a rotina lá vai ser completamente diferente. Mas acho que vale a pena. Não dá para ficar só estudando, também temos de nos divertir", afirma Felipe. Ele está no segundo ano, mas vai viajar porque os amigos estão no terceiro e não quer perder a oportunidade de ir com eles. Porém, no ano que vem, Santos promete dar dedicação exclusiva ao vestibular, inclusive na semana do saco cheio.
'Outubrite'
Outubro é o mês que todo vestibulando entra em crise, acha que não aprendeu o suficiente e não passará no vestibular, segundo o coordenador pedagógico do Singular Anglo Santo André, Clayton Ferreira de Figueiredo. "É o que chamamos de 'outubrite'. Por mais que o aluno esteja preparado pinta o desespero neste mês", diz.
Segundo Figueiredo, mesmo que o aluno for viajar na semana do saco cheio o ideal é não largar totalmente os estudos. "Dá para ler um livro de literatura ou até de fundamento teórico." Para quem for ficar em casa, a recomendação é aproveitar o recesso escolar, se houver, para o lazer, mas também sem abandonar os livros.
Para o professor, por mais que haja o cansaço não é hora do estudante desacelerar. "Ainda dá tempo de estudar e tirar dúvidas nas aulas de revisão. Isto ajuda a dar mais tranquilidade", afirma. (Radar 64)