Em mais uma reunião periódica que discute o carnaval, realizada hoje pela manhã (13.07) na vice-prefeitura de Salvador, em Nazaré, os cordeiros voltaram a ser um dos temas principais. Por determinação do Ministério Público do Trabalho, no próximo ano não haverá um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) geral, abrangendo todos os blocos. O documento será feito individualmente e o mais breve possível com cada entidade que desfilará, especificando todas as obrigações acordadas com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para ajudar na elaboração do documento, o Ministério Público do Trabalho está pedindo que qualquer órgão envie relatório sobre ocorrências relacionadas com os cordeiros durante o carnaval deste ano. Para 2011, de acordo com lei municipal, a contratação de cordeiros será feita pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM). Essa lei será regulamentada até o dia 25 de agosto.
Da Central de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a coordenação do carnaval, que tem à frente o vice-prefeito Edvaldo Brito, recebeu um relatório analítico sobre a segurança da festa com as bases de informações das polícias civil e militar. No documento reservado, estão identificados todos os trechos com mais problemas e são feitas sugestões de intervenções. Esse estudo servirá também para a organização da Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em nossa capital, abrangendo segurança internacional e experiência em eventos de outros locais e países. Em função disso, o vice-prefeito relatou a experiência da sua visita técnica e protocolar à África do Sul durante a última Copa.
A Polícia Militar está fazendo planejamentos preliminares e ajustes em relação aos carnavais dos bairros e sugeriu, entre outras coisas, que possam ser criados portais de acesso aos principais circuitos da folia, tanto para evitar a superlotação como para facilitar a segurança dos foliões com abordagens. Esses portais estariam em pontos críticos como a Rua Banco dos Ingleses, a Ladeira da Montanha, Politeama, Ondina e Barra, entre outros.