vide
Escolas de samba ainda resistem em Feira de Santana na Micareta
Foto: SECOM
Os resultados da Micareta 2010, que termina neste domingo (17), estão sendo comemorados pelo prefeito Tarcízio Pimenta, tanto em função de números quanto em qualidade. Além do empenho de todos envolvidos na organização, algumas mudanças e ajustes também contribuíram para melhor desempenho da festa momesca. A festa chega ao fim com resultados bastante comemorados. "No geral, atingimos todos os objetivos, com relação a alegria, segurança, saúde, organização e limpeza. Uma coisa que este ano pude observar foi a grande participação popular neste domingo, coisa que nos últimos anos víamos a redução de público", observou Tarcízio Pimenta.
O prefeito destacou como um dos pontos que contribuíram para o sucesso da festa tem sido a saída das atrações nos horários previstos na programação.
| ATRAÇÕES |
Mais uma atração contratada pela Prefeitura de Feira de Santana animou a Micareta nos últimos momentos deste domingo (18). Formada por seis músicos, com a participação no trio de dois jovens e duas crianças na percussão, o Banda Rata Plan interpretou letras de outras bandas e renomados músicos baianos, a exemplo de Moraes Moreira, Luís Caldas, Asa de Águia, Chiclete Com Banana, Ivete Sangalo, dentre outros. Durante apresentação, o vocalista relembrou os 60 anos de trio elétrico, criado em Salvador por Dodô e Osmar.
No rastro da Banda Rata Plan, Tomate, ex-vocalista da banda Rapazola, conduz milhares de foliões, que deixam a avenida vermelha, com a camisas do abadá. Após a trégua da chuva nos últimos dias de festa, os foliões do bloco comemoram o sereno que cai e alivia um pouco do forte calor. Neste momento, Tomate sacode os camarotes com a música "País Tropical", clássico de Jorger Ben.
|
TONHO MATÉRIA |
No último dia da Micareta 2010, domingo (18), o cantor soteropolitano Tonho Matéria homenageia a cultura negra, em analogia à África, que também é tema da folia deste ano, por ser sede da realização da Copa do Mundo.
A exaltação de Tonho Matéria, acompanhado da banda e dançarinos, ao continente africano a e sua cultura envolveu da música, aos trajes coloridos com assessórios característicos e danças expressivas.
Na seqüência, após passagem de Tonho Matéria, o grupo O Bacck chega aos camarotes com um dos maiores sucessos do carnaval deste ano, "Lobo Mau". Os cantores do grupo não apenas cantaram a música que está na cabeça dos foliões, um vestido de Chapeuzinho Vermelho e outro de Lobo Mau.
CULTURA
Na última noite da Micareta, neste domingo (18), o Espaço Quilombola dá show em cultura negra. Escolas de samba evoluem num espetáculo digno de um grande Carnaval fora de época, como é a Micareta de Feira de Santana, e grupos de pagode fazem os foliões mostrarem o gingado do feirense.
Entre as escolas de samba que desfilaram no espaço está o Grêmio Recreativo Nativos de Santana. Fazendo uma homenagem a Princesa do Sertão, a escola entrou na avenida com muito brilho. Composta por diversas alas, entre elas a de baianas mirins, a escola demonstra a força do samba na terra do axé music. J
uliane Santana Rocha, seis anos, uma das baianas mirins, demonstra no compasso do samba a felicidade de estar na avenida.