O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), defendeu na tarde desta segunda-feira (15) a descentralização do Carnaval. Ao visitar o bairro da Liberdade - para assistir a passagem do bloco infantil Mangueirinha - Alan Sanches disse que só com o fortalecimento da festa nos bairros é que será possível desafogar os circuitos oficiais da folia.
"A população deu mostras de que aprova o Carnaval perto de casa, no seu bairro. Agora, é preciso investir na profissionalização da festa, disponibilizando uma boa infra-estrutura e atrações de peso e locais", disse Sanches.
O bloco infantil Mangueirinha, que desfila há sete anos pelas ruas da Liberdade, é uma iniciativa da Associação Cultural da Liberdade e conta com o apoio do vereador Alfredo Mangueira. O vereador também é defensor do fortalecimento da festa nos bairros da capital.
Investimento privado no Carnaval
Para o vereador Téo Senna (PTC), dois temas relacionados ao Carnaval deverão fazer parte da agenda de debates da Câmara logo após a folia: a necessidade de incremento dos investimentos privados na festa e o Estatuto do Carnaval. Na sua opinião, "é injusto o poder público arcar com o ônus da organização do Carnaval, que requer investimentos altos, quando tantas empresas faturam alto com o evento", argumentou Téo, frisando que cabe à Câmara buscar formas de ampliação desse patrocínio privado, liberando os cofres públicos para investimentos em setores essenciais como educação e infra-estrutura.
Com relação ao Estatuto do Carnaval, o vereador observa que após a festa as pessoas e entidades envolvidas terão mais subsídios para implantar as mudanças propostas no documento. "O objetivo é criar regras que privilegiem o folião", sustentou.
Fortalecer o Campo Grande
Os vereadores de Salvador que compareceram ao camarote da Câmara na tarde desta segunda-feira (15) foram unânimes ao defender o fortalecimento do Circuito Osmar (Campo Grande). Para eles, a festa no circuito principal da folia está "esvaziado" e deve ser tema de discussão logo após os festejos do Momo.
O vereador Gilmar Santiago (PT), inclusive, lembrou que já tem uma sessão especial aprovada para discutir o Carnaval, que deverá ser realizada nos próximos dias: "Esse com certeza será um tema polêmico, porque precisamos encontrar soluções para revitalizar o circuito central da nossa festa".
Moisés Rocha (PT) e Pedrinho Pepê (PMDB) concordaram com o colega, apontando esta como uma das grandes discussões para o próximo Carnaval. "Assim como a Mudança do Garcia que, mesmo com todas as dificuldades, está conseguindo resistir, temos que discutir maneiras para impedir que o Carnaval, no principal Circuito da folia, seja desprestigiado", afirmou Moisés Rocha.