Shows

ESCOLA DO OLODUM FARÁ HOMENAGEM AO BENIN E OS AGUDÁS AFRO-BAIANOS

vide
| 15/02/2010 às 12:09
Olodum faz reverência aos ancestrais afro-baianos do Benin
Foto: Arisson Marinho

O carnaval da Escola Olodum em 2010, como vem acontecendo todos os anos, acontecerá pelas ruas do Pelourinho nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro. A escola fará uma homenagem ao Benin, nação africana localizado na África Ocidental, onde cerca de 10% da população descendem de africanos libertos ou comerciantes baianos que retornaram à África depois da Abolição da Escravatura. 

Hoje são conhecidos como Agudás e vivem nas cidades de Porto Novo e Uidá.

Com essa mensagem cultural/educativa, desenvolvida a partir do trabalho durante o ano em sala de aula, as crianças e jovens da Escola Olodum apresentam como destaque o "Boi Multicor Olodum", uma referência a um folguedo popular de tradição beninense (a burrinha), que encontra referência, no Brasil, no bumba-meu-boi. Além disso, a escola enfatiza a importância cultural das máscaras Guèlèdès, usadas no carnaval no Benin. 


A festa momesca da Escola Olodum será animada pelo som dos tambores do Olodum Mirim e pela vibração, cores e energia da sua ala de dança. No total, 100 percussionistas e 80 dançarinos participam da mostra cultural pelas ruas do Pelourinho.

A concentração ocorrerá a partir das 14h, na Rua das Laranjeiras, 30, em frente ao prédio da escola. O início do desfile está previsto para as 16h de segunda-feira.  

Na festa de momo, a Escola Olodum participa da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, à Violência Policial aos Jovens Afros Descendentes e  pela Promoção da Diversidade e Respeito Racial. Além de divertir, a Escola Olodum tem a missão de conscientizar sobre o  exercício da cidadania e da igualdade dos direitos.