Do Farol da Barra, de onde o cortejo parte às 9h desta quarta-feira (17), até Ondina serão feitas várias ações de divulgação da campanha visando a conscientização da população. Um bandeiraço e milhares de bandanas, que já estão sendo distribuídas nos circuitos carnavalescos, com os slogans da campanha vão ilustrar o cortejo.
A ação visa unir forças no combate às drogas e à violência e, ao mesmo tempo, aclamar pela paz que a população quer. Pensar a segurança não só como responsabilidade do governo, mas de toda a sociedade. "Todos juntos no combate à violência" e "Vida: não deixe que as drogas tirem isso de você" são frases da campanha lançada pelo governo da Bahia na primeira etapa do movimento A Bahia na luta pela paz, no início de fevereiro.
Mobilização Social
A campanha, que tem como foco o combate ao uso do crack, foi elaborada depois de pesquisas e discussões com lideranças da sociedade e o poder público. O objetivo é alertar sobre as graves conseqüências do uso da droga.
A grande maioria dos homicídios na Bahia está direta ou indiretamente relacionada ao crack, verdadeira peste social, que estimula a violência e se propaga facilmente pelo seu poder de dependência e baixo preço.
O governo está investindo em educação, trabalho e inclusão social, mas isso não tem sido suficiente para reduzir esses altos índices. O apelo pela paz já tem o apoio de vários segmentos da mídia. TVs, jornais, rádios, sites, empresas de outdoor e busdoors, elemídia, eletromidia estão apoiando a campanha.