Os caretas se aprontaram no Colégio Bartolomeu de Gusmão, no final de linha do Centro de Lauro de Freitas, e foram caminhando, ao som de antigas marchinhas de carnaval, até a Praça Martiniano Maia, onde se realizou o 4º Concurso de Máscaras Carnavalescas. Entre os caretas do cortejo, estava o jovem estudante Diego Reis, de 14 anos, neto de Dona Dilza. O garoto, vestido de Conde Drácula, foi um dos premiados do concurso, na categoria Luxo e Sofisticação (Infantil). "Foi muito interessante participar", disse Diego, que estava acompanhado da mãe e da avó, que foi careta em antigos carnavais.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Antônio Lírio, comentou que fatos como este levam a procurar saber de onde e quando vem o costume criado na cidade de se fantasiar de careta. "Eu tenho 36 anos e lembro já dos caretas durante o carnaval. Agora temos o exemplo desta avó, que já se vestiu assim", destacou o secretário. Ele ressalta ainda que, com o trabalho da prefeitura de resgatar as antigas manifestações culturais da cidade, "vem ganhando força a cada ano o movimento das caretas, muitas das quais são confeccionadas pelos próprios foliões; às vezes homens adultos que não têm real noção de sua importância para a cultura da cidade".
Um destes exemplos foi o careta que, na categoria adulto, levou os prêmios por Originalidade, Criatividade e animação. O carregador e embalador Eliomar Santos Dórea, de 23 anos, baseou-se em um dos sucessos do carnaval de 2010, a música Lobo Mau, para confeccionar sua própria fantasia. "Queria que ficasse parecido com um lobo mesmo, mas este foi o resultado que consegui. É muito bom este concurso, pois muitas crianças se animam para o carnaval, e a gente também alegra quem prefere ficar em casa", comentou Eliomar. Houve premiação nas categorias adulto e infantil, e presentes foram entregues às caretas que mais se destacaram, de acordo com os votos dos jurados Tina Tude, Sônia Lima e Alex Fraga.
Blocos - O segundo dia de Carnaval em Lauro de Freitas, teve ainda o desfile dos blocos Jacaré Solteiro, Tradição Água Dura e Os Sungas, que animaram as ruas do centro da cidade desde o final da manhã deste sábado, e a festa infantil do Juca Park. Neste domingo, está programado o desfile dos blocos Mixto Quente e As Metralhadas. O Zâmbia se despede do Carnaval de Salvador, no Circuito Batatinha, com saída marcada para as 17 horas.
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL EM LAURO
DIA 14, DOMINGO
Bloco: ZAMBIÃ
Local: Circuito Batatinha, Praça da Sé, Salvado, 17h
Bloco: MIXTO QUENTE
Rua São Jorge, Centro, 16h30
Bloco: AS METRALHADAS
Local: Final de linha dos ônibus, Centro, 14h
Bloco: CARNAVAL DO JUCA PARK
Local: Espaço Juca Park, Estrada do Coco, 14h
DIA 15, SEGUNDA-FEIRA
Bloco: ARRASTÃO DO SAMBA
Local: Final de linha dos ônibus, Centro, 16h.
DIA 16, TERÇA-FEIRA
Bloco: JUNTO E MISTURADO
Local: Final de linha dos ônibus, Centro, 15h.
Bloco: AGORA QUE SÃO ELAS
Local: Associação Amigos Amigos do Parque São Paulo, em Itinga, 13h