Shows

CANTOR PORTUGUÊS LUIS REPRESAS FAZ PARCERIA COM MARGARETH MENEZES

vide
| 13/02/2010 às 13:34

No fim do ano passado, Margareth esteve em Portugal, a convite do cantor e compositor Luís Represas - após gravarem em Salvador a música Um Caso a Mais -, levando consigo toda a beleza e a musicalidade afrobaiana para a Europa. Com a aproximação do Carnaval, Maga retribuiu o carinho do amigo, convidando-o a voltar à Bahia. Mas, desta vez, para cantar num trio elétrico.


Represas chegou à capital baiana na noite desta sexta-feira(12). Agora, Maga e Luís estão com tudo pronto para levar ao trio AfroPop neste domingo (14), às 19h30, um intercâmbio cultural inédito, presenteando o público folião com este encontro histórico em pleno Carnaval, no circuito Barra-Ondina.



Represas no Brasil - Não é de agora que Luís Represas vem se aproximando da música popular brasileira. Antes de dividir os vocais da linda canção autoral Um Caso a Mais com Margareth Menezes, que integrará os novos CD e DVD da artista, Naturalmente; Represas já havia feito outras parcerias de sucesso, em 2000, com o produtor Marco Mazzola (CD Navegar é Preciso), Martinho da Vila (CD Viva Timor Leste), dividiu shows com Daniela Mercury em Copacabana e no Parque Ibirapuera, e lançou um disco com participação da cantora Simone.


 

Com 33 anos de carreira, Luís Represas foi desde cedo muito interessado pela música, prova disso é o fato de ter comprado aos 13 anos a sua primeira guitarra. Em 1976 funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, um grupo que se viria a se tornar um dos mais influentes da música popular portuguesa. Em 1992, os Trovantes separam-se e Luís Represas inicia a sua carreira a solo.


O artista refugia-se em Havana para compôr músicas, com a colaboração do baixista português Nani Teixeira e dos cubanos Pablo Milanés (nome maior da música cubana) e Miguel Nuñez (pianista). Pablo Milanés cria com Represas um dos mais reconhecidos duetos nacionais, Feiticeira.


Após uma turnê por todo o país, o cantor e compositor enche por duas noites a sala do Coliseu dos Recreios, concerto transmitido pela RTP (canal de tv português). Produz o disco Cumplicidades com a colaboração do pianista Bernardo Sassetti e de Davy Spillane. Faz, outra turnê, por quatro noites consecutivas e lotadas um concerto no Centro Cultural de Belém, que daria origem a um CD duplo e uma dupla platina.


Em 12 de Maio de 1999, a convite do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, Represas e os Trovantes reúnem-se novamente para um espetáculo no Pavilhão Atlântico.


Também em 1999, Represas aceita o convite para ser a voz, na versão portuguesa, dos temas originais de Phil Collins, para a trilha sonora do desenho animado Tarzan da Disney. Na sequência da luta pela causa Timorense, Luís Represas é convidado pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a deslocar-se a Timor, em visita oficial, levando na bagagem o tema que se tornou num hino à independência e paz do território, Timor.


Em 2001, o cantor comemora 25 anos de carreira, celebrando-os com concertos no Pavilhão Atlântico e no Coliseu do Porto. Em 2005, no dia 10 de Junho, é condecorado com a Ordem do Mérito. Em 2008, lançou o CD Olhos nos olhos, com participação da cantora brasileira Simone. Em 2009, grava a música Um Caso a Mais, no CD e DVD Naturalmente da cantora Margareth Menezes; Em 2010, retorna a Salvador-Bahia-Brasil para uma participação especial no trio elétrico AfroPop de Margareth, no Carnaval baiano - considerado a maior festa popular