O Carnaval AfroPop de Margareth Menezes vem com tudo em 2010. A cantora desfila com seus convidados em dois dias consecutivos, domingo (14), às 20h30, e segunda (15), às 22h30, no trio AfroPop, circuito Barra/Ondina, em Salvador-BA. Entre os nomes já confirmados para o desfile sem cordas no domingo, estão o cantor português Luis Represas, Lazzo e Mariene de Castro; já na segunda-feira Margareth faz um panorama do que há de melhor nos blocos afros da Bahia, com a participação dos cantores do Malê de Balê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Ayê e Muzenza.
Para este Carnaval, Maga preparou uma festa especial com muitas surpresas para os fãs e foliões. Após receber excelentes críticas, na última temporada do show AfroPopBrasileiro, em quatro edições lotadas no Cais Dourado, e lançar a sua nova música de trabalho, Saudação ao Caboclo (Selei), a artista levará para a avenida uma homenagem aos 60 Anos do Trio Elétrico, com destaque para o samba-reggae criado pelo saudoso Neguinho do Samba - e também irá celebrar a relação entre a Bahia e a África.
O visual de maga no Carnaval será assinado por um time de profissionais de primeira linha: os vestidos são dos estilistas Kity Cohim e César Rocha, as sandálias da Andarella e o design dos acessórios de Kelba Varjão.
VISUAL AFROPOP
Apesar de fazer segredo, a figurinista Kity Cohim destaca, entre os looks da cantora para o Carnaval, um vestido devorê cor fúcsia de seda, estruturado no corpo, com fendas formando aspirais, que promete atrair os holofotes. Segundo a estilista, que também já vestiu Daniela Mercury por três anos, o segredo é valorizar a sensualidade natural da artista, através das suas peças.
Cohim afirma ter grande prazer em fazer o figurino de Margareth. "Maga é uma artista que nos ajuda a trabalhar. Temos uma relação maravilhosa, além dela ser uma pessoa especial, Maga me dá liberdade pra criar. Essa interação é muito importante para a construção do figurino", revela Kity.
MOVIMENTO AFROPOPBRASILEIRO
Da África vieram as raízes, a ancestralidade, o som que bate forte. Da mistura com o pop, o ineditismo. O cortejo com os blocos afros faz a união de tribos e culturas. Tudo isso é o Brasil cantado por Margareth Menezes, uma das mais importantes artistas do país, que tem o Carnaval, a maior festa de rua do planeta, como um dos seus principais palcos.
O Carnaval 2010 de Margareth Menezes será um grande e emocionante encontro. Tendo como ponto de partida a performance dos blocos afros. Através do Movimento AfroPopBrasileiro, a cantora irá transcender e valorizar ainda mais as conexões com o continente africano, sua cultura e estética.
MÚSICA PARA TODOS
O Carnaval de Margareth Menezes é um verdadeiro presente para brasileiros e turistas, que todos os anos participam da maior festa popular do mundo. Maga leva seu canto a todos, sem distinção, num desfile democrático aberto aos foliões.
Na segunda-feira, dentro da corda vão apenas 500 convidados, onde a anfitriã promove uma confraternização com representantes dos principais blocos afros da Bahia. Dividido em alas de dança e música, o som dos tambores e dos cantores afros, o trio AfroPop encanta e invade as avenidas, espalhando, pelos quatros cantos, a beleza e o talento de sua diva negra: Margareth Menezes.
Domingo, dia 14.02 - Homenagem aos 25 anos da Axé Music e a Neguinho do Samba
Em 2010, Margareth Menezes vai levar para as ruas a pulsação e a magia do samba reggae, como parte das homenagens às bodas de prata da Axé Music - movimento musical que balançou o planeta - que, neste ano, perdeu um dos seus maiores criadores: Neguinho do Samba. Na voz de Margareth, o samba reggae, criado pelo saudoso mestre de percussão, ganhou projeção mundial, levando consigo o carnaval e a cultura da Bahia.
Ao som do grande hino, "Faraó Divindade do Egito", Maga atraiu os olhares do planeta, incluindo o líder do grupo Talking Heads, David Byrne, que, encantado com o seu talento, a convidou para abrir os shows de sua turnê internacional.
Além da homenagem ao samba reggae, clássicos da axé music serão relembrados no set list do trio AfroPop, que apresenta um painel com os maiores sucessos da história da música baiana. Entre os convidados estão Mariene de Castro, Lazzo Matumbi e Luis Represas, que fez uma participação especial no novo CD da artista, Naturalmente.
Com um projeto visual totalmente exclusivo e renovado, tendo sempre a presença de artistas protagonistas da chamada música baiana, Margareth promete brilhar.
Segunda-feira, dia 15.02 - Desfile AfroPop
No Carnaval 2009, Margareth enriqueceu ainda mais a diversidade da folia baiana, através do projeto AfroPopBrasileiro, apresentando manifestações culturais tradicionais, que até então eram mantidas à margem dos holofotes durante o Carnaval, sendo coroada como a embaixadora da cultura afrobaiana.
Em 2010, Maga dá seguimento ao Movimento AfroPopBrasileiro reunindo no trio, na segunda-feira, os cantores dos principais blocos afros. Com um projeto visual arrebatador, idealizado por profissionais das artes cênicas, a artista concebe um roteiro inédito para a mostra desse turbilhão artístico-cultural. Entre os convidados do desfile de segunda, estão Graça do Ilê Ayê; Shido, do Male de Balê; Marquinhos, do Cortejo Afro; Nem Tatuagem, do Muzenza, e Pedro Silva, do Filhos de Gandhy.
Sobre o movimento AfroPop, Maga diz que apenas organizou o que já existia. Na verdade, Margareth orquestra um belíssimo concerto afrobaiano em plena avenida. Uma espécie de ópera de rua com cantores e bailarinos de grupos culturais de matriz africana. Com todo esse arcabouço artístico-cultural, Maga presenteia os foliões com um grande espetáculo aberto, difundindo a beleza e a história do povo baiano, reafirmando a verdadeira identidade cultural da Bahia, que vem desta união entre a África e o Brasil.