Em 15 horas de folia por dia, de sexta a terça-feira de carnaval, o Camarote Oceania produzirá uma quantidade expressiva de lixo. Para dar a correta destinação a latinhas, copos, garrafas e papéis, a Palhares Entretenimento, responsável pelo espaço, fará a coleta seletiva durante os cinco dias de festa.
"O lixo será entregue à Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CEC), que não só gera renda para os cooperados como também ajuda a preservar o meio ambiente ao facilitar a reciclagem", declara Rodrigo Palhares, sócio-proprietário do camarote.
A CAEC foi criada pelo Centro de Estudos Socioambientais (Pangea) em 2003, com financiamento da União Européia. Em novembro passado, seis anos após sua fundação, a instituição deu início a um processo inédito de comercialização com países europeus e enviou seu primeiro lote de materiais recicláveis para a Europa, representando um impacto social positivo, já que o faturamento de 500 famílias de catadores apresentou elevação e estabilidade.
Para que boas notícias como essa continuem chegando e a CAEC continue funcionando a todo vapor, a cooperativa conta com o apoio de empresas como a Palhares Entretenimento. "Apoiamos a CAEC, porque entendemos que o destino final do lixo que é produzido nas grandes cidades é responsabilidade de toda a sociedade civil", declara Flávia Palhares, também sócia do Camarote Oceania.