Shows

BANKOMA DE LAURO E ZAMBIÃ DE ITINGA VÃO DESFILAR EM SALVADOR

vide
| 10/02/2010 às 13:54
O Bankoma nasceu no Terreiro São Jorge Filho da Goméia
Foto: Foto: João Raimundo
  A força da cultura afro de Lauro de Freitas será expressa nas ruas de Salvador durante o Carnaval, nos circuitos Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico), com a apresentação dos blocos afro Bankoma, de Portão, e Zambiã, de Itinga.

  Nascido há dez anos no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, o Bankoma levará para a Avenida o tema "Mukuni Kia Ngemba" (Semeadores da Paz); já o Zambiã, "O Afro de Itinga" levará expressões da dança negra e do samba de roda. O secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, ressalta que a essência do Carnaval está na expressão dos blocos afro. "Essa força negra contará com a nossa participação", ressaltou Lírio.


  O Zambiã desfilará no circuito Batatinha, no dia 12, às 17h, mostrando a força da dança afro, puxada pela banda Meninas do Zambiã, tendo também a participação dos grupos de dança Zuarte e Ki Swing e do grupo de Capoeira Filhos da Bahia, do Mestre Sérgio. No domingo (14), também à 17h, será a vez de levar para as ruas do Centro Histórico o samba de roda, puxado pelo Fuscão do Samba. "As apresentações do Carnaval são o resultado do trabalho em nossas oficinas realizado durante o ano todo", disse Fuscão, coordenador do grupo Zambiã.


  Já o Bankoma quer reforçar o discurso da paz no circuito da Folia de Momo. Na quinta-feira (11), o bloco afro desfilará pelas ruas do circuito da Avenida a partir das 23h30. O grupo de Portão deve arrastar pelo menos cinco mil foliões, e o horário não será empecilho, pelo menos na avaliação de Raimundo Neves, coordenador do Bankoma. "O que precisamos é que a mídia dê cobertura a estas manifestações culturais", salientou. A apresentação seguinte será no sábado (13), às 22h10.


Lauro de Freitas 

O carnaval da cidade também será muito movimentado. O secretário municipal de Cultura fez questão de ressaltar a realização do 4º Concurso de Máscaras Carnavalescas, que resgata a tradição dos caretas que saíam pela cidade no período carnavalesco.

Os caretas sairão, no dia 13, às 14h, do final de linha dos ônibus até a Praça Martiniano Maia. "Queremos valorizar a cultura dos antigos carnavais de Lauro de Freitas", destacou Antônio Lírio. Ele disse que há ainda a intenção de reeditar os antigos carnavais da cidade, quando havia o concurso de marchinhas. "Esperamos que o povo de Lauro desperte para esta tradição".


De quinta-feira à terça de Carnaval, 14 blocos desfilam pelas ruas do Centro, levando alegria aos moradores que preferem uma folia mais tranqüila. Para os que optarem por Salvador, haverá transporte 24 horas para os bairros do município. Só em Areia Branca, os ônibus circularão de 5h às 23.