Será realizado nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, às 16h, no Posto Central, localizado na Ladeira de São Bento, o lançamento do Observatório da Discriminação Racial, coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) em parceria com outros órgãos e entidades.
Em 2010, em sua quinta edição, o Observatório da Discriminação Racial ampliará seus focos de observações para valorizar a diversidade, registrando atos de racismo, de sexismo e de homofobia. Este último foco será incluído nesta edição do Carnaval 2010, devido às reivindicações apresentadas pelo movimento LGBT, sobre a falta de atenção do poder público e devido a vulnerabilidade social deste grupo.
A gestão comemora nesta quinta edição do Observatório, a participação, pela primeira vez, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Estadual e Nacional), do Ministério Público Federal do Trabalho, do CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, do SINDSEPS - Sindicato dos Servidores Municipais e da UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, além de também comemorar o retorno da parceria com a SEPROMI - Secretaria de Promoção da Igualdade. Estas conquistas fortalecem a realização do Observatório e criam expectativas positivas para o resultado desta política pública.
O Observatório da Discriminação Racial 2010 conta com mais uma novidade. Além das equipes de observações distribuídas pelo circuito oficial do carnaval, serão fixados observadores sociais em pontos estratégicos como postos de saúde, postos policiais, no carnaval de bairros e em hospitais de grande porte na cidade do Salvador.
Devido a ampliação dos focos de observações, o Observatório da Discriminação Racial ampliou sua estrutura, com a inclusão de três novos postos de atendimento para população.
Além do posto central localizado na Ladeira de São Bento, serão instalados mais três postos de apoio nos circuitos: da Barra, da Ondina e no Campo Grande. Esta ampliação visa facilitar a efetivação de denúncias por parte das vítimas de discriminação durante a festa de Carnaval.