Cerca de 80 mil preservativos serão distribuídos para os foliões do Bloco da Camisinha, que se destaca como um bloco irreverente, sem cordas, onde o folião se diverte e se informa sobre a prevenção das DST/Aids e a promoção da saúde. A ação é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz Bahia e apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Este ano o bloco comemora 15 anos de participação no carnaval de Salvador e quem vai comandar a folia nos dois dias de desfile é a cantora Amanda Santiago. Na quinta-feira, o trio desfilará no circuito Osmar (Campo Grande), às 21h. Já no sábado, o desfile ocorrerá a partir das 14h30, no circuito Dodô (Barra).
Para o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão dos Reis, o bloco articula uma campanha de prevenção, unindo vários setores e pessoas da área de saúde e proporciona alegria para a população, o que faz dele, uma entidade carnavalesca não-convencional. "Trocamos as camisas por latas de leite que são entregues a instituições de assistência aos portadores de HIV. Com esta iniciativa a Bahia dá um exemplo em relação a ações de prevenção", pontua.
Para curtir o carnaval no Bloco da Camisinha, basta trocar uma lata de leite pelos abadás que serão doadas a instituições de assistência aos portadores de HIV. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bahia.fiocruz.br/blocodacamisinha/2010. O e-mail e telefone para contato são [email protected] e 3176-2276.