Shows

NELSON MALEIRO TEM SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA POR 100 ANOS DE CARNAVAIS

vide
| 08/02/2010 às 18:13

Para celebrar os 100 anos do carnavalesco Nelson Cruz, o popular Nelson Maleiro, também conhecido como o "Gigante de Bagdá", a Câmara Municipal de Salvador promoveu sessão especial, requerida pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB), na quinta-feira (dia 4) à noite, no Plenário Cosme de Farias. Pepê, que presidiu a mesa, convidou a todos para uma reflexão sobre a autenticidade dos antigos carnavais e a importância do carnavalesco baiano, natural de Santo Amaro da Purificação.


"Atualmente, quando vemos e ouvimos falar das grandes cifras movimentadas pelo Carnaval, de discussões, muitas vezes agressivas e egocêntricas de quem faz ou quem deixa de fazer pelo Carnaval, é bom lembrar o exemplo do Gigante de Bagdá, que nos anos 60, de maneira autêntica e criativa, criou a Sociedade Carnavalesca Cavalheiros de Bagdá, na Barroquinha", declarou Pedrinho Pepê.

Segundo o vereador, o grupo fez história com o slogan "Os maus por si só se destroem" e efeitos inovadores para a época, como baleias que soltavam água nos foliões e dragões que expeliam fogo.

Ele fez questão de frisar que a homenagem foi uma iniciativa da Associação dos Amigos de Nelson Maleiro, com o objetivo de resgatar a história do Gigante de Bagdá e dos antigos carnavais. Resumindo a trajetória de Maleiro, Pedrinho Pepê lembrou que o apelido surgiu em decorrência da atividade como artesão, por ter sido um exímio fabricante de malas.


No Carnaval, além de fundar o Cavalheiros de Bagdá, Nelson Maleiro colaborou com o tradicional bloco Os Internacionais, criando alegorias que marcaram época como a "Lâmpada de Aladim" e o "Pandeiro cigano". Além disso, organizou a Orquestra de Jazz Vera Cruz, onde tocava sax tenor, e destacou-se como precursor da fabricação e conseqüente valorização dos timbaus, agogôs, atabaques, tumbadoras e uma variedade de instrumentos. Maleiro também foi esportista, remador do Clube de Regatas Vera Cruz.

A mesa da sessão contou com as presenças da presidente da Associação dos Amigos de Nelson Maleiro, a professora universitária Ivete Lima Cardoso; do pesquisador cultural Ivan de Jesus Lima, vice-presidente da entidade; do professor Leonardo Alessandro Lima Mendes, autor do livro "Nelson Maleiro - O Gigante das Mil e Uma Criações"; da etnolinguística e doutora em línguas africanas Yeda Antonita Pessoa de Castro; de Ramigton Santana, professor de dança de salão e presidente da Passo a Passo Eventos; de Mário Gomes dos Santos, diretor do Afoxé Filhos de Ghandy; e do produtor cultural Clarindo Silva.