Shows

PREFEITURA INSTALA CÂMARAS PARA CONTROLAR FLUXOS DOS TRIOS

vide
| 06/02/2010 às 17:00

Para facilitar a fiscalização do Carnaval e a solução imediata de problemas que possam ocorrer durante os desfiles, a Prefeitura instalará, este ano, um sistema de videomonitoramento nos principais circuitos da folia - Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Pelourinho).­ Serão instaladas 20 câmeras de alta definição em pontos estratégicos dos circuitos, com zoom capaz de alcançar um objeto a uma distância de até oito quilômetros. O projeto foi desenvolvido pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador - Cogel, empresa de tecnologia da Prefeitura.

O prefeito João Henrique afirmou que o sistema de videomonitoramento tornará mais eficiente a fiscalização dos serviços públicos municipais, melhorando o atendimento ao cidadão, além de proporcionar maior tranquilidade aos foliões e qualidade aos serviços prestados.


"Com o sistema será possível controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber em tempo real a ocorrência de qualquer problema que possa ocasionar a paralisação do desfile", explica o diretor-presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho. Segundo ele, na quebra de algum trio ou carro de apoio, imediatamente, será possível adotar soluções para não prejudicar a folia.


O sistema de videomonitoramento também vai facilitar a fiscalização dos transportes durante o Carnaval. "A Transalvador terá uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito e fiscalizar as paradas de ônibus e taxis", informou o presidente da Cogel.


De igual modo, será possível a localização de concentrações irregulares de ambulantes,  permitindo uma ação rápida dos fiscais da Sesp - Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência, bem como dos prepostos da Sucom, nos casos de edificações e propaganda irregulares nos circuitos.


Outro aspecto do sistema de câmeras no Carnaval é a colaboração para a segurança da festa. "A nossa central de videomonitoramento, que ficará no Campo Grande, estará ligada à central de Polícia, em tempo real", informa Lantyer.

        

Uso permanente


A utilização do sistema de videomonitoramento não ficará restrita aos cinco dias do Carnaval. Depois da festa, o projeto será ampliado, reforçando, por exemplo, a estrutura da Transalvador, que hoje só conta com duas câmeras, e fazendo a vigilância de praças e prédios públicos, além de outras áreas estratégicas da cidade.


Na central de videomonitoramento da Prefeitura, todos os órgãos do município vão trabalhar em conjunto para  a prestação de serviços com maior agilidade ao cidadão. "A meta do projeto é instalar, até o final de 2010, cem câmeras por toda cidade e até o final do mandato do prefeito João Henrique, um total de 400", informou Nailton.

Segundo ele, a Cogel está disponibilizando também um equipamento de alta tecnologia, à base de energia solar, com característica de mobilidade, que pode ser útil, por exemplo, à Defesa Civil nas ações preventivas de monitoramento das áreas de risco por conta das chuvas.