Shows

CORTEJO AFRO PARTICIPA DE CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL

vide
| 05/02/2010 às 18:45

O Cortejo Afro participa, a pedido do secretário de Estado, Valmir Assunção, do lançamento da campanha de carnaval contra a exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento será na segunda-feira (dia 8), às 15 horas, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Essa é a 14ª edição da campanha, uma iniciativa do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual do Estado da Bahia contando com o apoio do governo do Estado, através das Voluntárias Sociais e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).


Essa é também a primeira vez que campanha será lançada em praça pública e contará com a presença de representantes de todas as entidades envolvidas, além de atrações como o Cortejo Afro e participações de músicos baianos Carla Visi, Gilmelândia e do forrozeiro Zelito Miranda.


"É importante ressaltar que, com essa campanha, trazemos esse assunto sobre exploração sexual contra crianças e adolescentes mais uma vez para o foco das discussões do Carnaval. Essa festa popular é uma das maiores do Brasil e a campanha precisa ter também essa grandeza. Estou confiante de que toda a Bahia, e não apenas Salvador, abraçará mais essa iniciativa do governo do Estado e da sociedade civil organizada", afirma Valmir Assunção.


A partir do primeiro dia de Carnaval deste ano, mais de 1.500 profissionais estarão nas ruas da cidade trabalhando para combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes. São mais de 70 instituições não-governamentais, governamentais, especialistas e organismos de cooperação internacional, participando da Campanha de Verão que será lançada no Carnaval.


Atividades - A campanha prevê a veiculação de material informativo em TVs, rádios e jornais, além de ações para sensibilizar segmentos específicos com ênfase no setor turístico. Serão distribuídos em vários pontos da cidade, ente eles, Estação Rodoviária, Aeroporto, bares, restaurantes, teatros e shoppings, peças que incluem camisetas, folders, cartazes, banners, adesivos para automóveis e ainda busdoor e outdoors espalhados pelos principais centros da folia.


Essa campanha é lançada ao mesmo tempo em todo país e na Bahia nos territórios onde foi diagnosticado através de pesquisa realizada pela Sedes em 2007, o problema da exploração sexual. No total são 48 municípios que fazem parte do Pacto Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial Contra Crianças e Adolescentes. São cidades consideradas de maior vulnerabilidade e incidência desse fenômeno.